Especialistas alertam para golpe que usa vídeo de Neymar e Bruna Marquezine

1 min de leitura
Imagem de: Especialistas alertam para golpe que usa vídeo de Neymar e Bruna Marquezine

Bruna Marquezine e o jogador de futebol Neymar. (Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

A ESET, empresa que trabalha com segurança da informação, identificou uma nova ameaça virtual tendo como público alvo os brasileiros — mas não se restringindo somente a nós. Trata-se de um email que promete um vídeo íntimo do jogador Neymar e de Bruna Marquezine, mas que na verdade esconde um trojan (ou cavalo de troia, se você preferir), voltado a roubar dados bancários dos usuários.

A mensagem, com o assunto “Vídeo íntimo de Neymar e Bruna Marquezine... Cenas Picantes” sugere que o internauta baixe um arquivo contendo um suposto vídeo. No entanto, o arquivo vai apenas inserir o malware no seu dispositivo, com a intenção de roubar qualquer tipo de dado bancário que seja possível alcançar.

Chegando a diferentes países

A ESET identificou a ameaça como “Win32/TrojanDownloader.Banload.SXK”, a qual busca infectar o máximo de usuários possível. O malware utiliza um arquivo com extensão CPL — também conhecido como arquivo de Painel de Controle do Windows — no lugar dos populares EXE. No entanto, sua execução é igualmente perigosa.

Além de usuários brasileiros, o trojan já afetou usuários na Espanha e na Argentina. Os especialistas da ESET acreditam que, pelo fato de envolver um famoso jogador da equipe do Barcelona, o email falso chama a atenção de internautas de diversos países.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.