(Fonte da imagem: Reprodução/Banco do Brasil)

Após o susto envolvendo a falha no aplicativo do Banco do Brasil para smartphones, foi anunciada a normalização do serviço. Segundo o banco, o acesso voltou a ficar disponível, com estabilidade, ainda na noite de segunda-feira (9).

Em nota, o banco confirmou que houve o acesso a dados de clientes que estivessem usando o aplicativo na segunda-feira, mas negou a existência de risco em operações bancárias.

“Os sistemas de segurança do banco permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias”, informou o Banco do Brasil em comunicado.

Foi dito ainda que o problema afetou usuários que estavam online no período de 19h52 até por volta das 20h40, quando os acessos foram interrompidos. A falha foi percebida tanto na versão para iPhone quanto na destinada a aparelhos com sistema Android.

Entendendo o problema

Durante o período em que a falha foi percebida, usuários que atualizaram a versão do aplicativo perceberam que podiam acessar dados de terceiros aleatoriamente. Vald Fernandes, gerente de desenvolvimento do Grupo NZN, foi um dos afetados e relatou o que aconteceu.

“Caí numa conta aleatória de outra pessoa. Segui em frente e percebi que tinha acesso a todos os serviços, como se estivesse na minha própria conta”, explicou Fernandes. Ele também comentou que durante o período foi possível ver dados reais de conta corrente, investimentos e tudo mais.

Segundo a Google, entre 1 milhão e 5 milhões de pessoas baixaram o aplicativo do Banco do Brasil para seus smartphones – e por aí é possível ter uma ideia, ainda que distante, de quantos correntistas correram o risco de terem seus dados acessados.

Cupons de desconto TecMundo: