menu
Logo TecMundo
Segurança

Funcionário do Banco do Brasil é preso por roubo de dados de clientes

Trabalhador do Rio de Janeiro instalou software malicioso em computador de agência e repassava informações coletadas para outros bandidos.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule05/11/2025, às 14:45

updateAtualizado em 05/11/2025, às 17:27

Funcionário do Banco do Brasil é preso por roubo de dados de clientes

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (04), um funcionário do Banco do Brasil dentro de uma agência do bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. A pessoa não teve o nome divulgado e foi detida em flagrante, encaminhada a prisão estadual e agora aguarda julgamento.

De acordo com a Agência Brasil, ele instalou um software em um computador da instituição financeira para roubar dados de clientes e gerentes do banco. Essas informações eram repassadas a outros membros da quadrilha para a aplicação de golpes financeiros.

 

Não há detalhes sobre que tipo de golpe era aplicado posteriormente, mas é possível especular. Os criminosos provavelmente usavam as informações verídicas para convencer as vítimas de que um falso atendimento do Banco do Brasil é uma chamada legítima, entre outras fraudes conhecidas no setor.

As ações são tipificadas como crime de invasão de dispositivos informáticos e fraude eletrônica. Não há informações sobre quanto tempo o programa ficou instalado no equipamento do Banco do Brasil e nem qual o andamento das investigações sobre os demais integrantes do grupo.

Documentários gratuitos sobre cibercrime

O TecMundo produz a série documental Realidade Violada, que se aprofunda no universo dos crimes cibernéticos para entender a ação de criminosos, as consequências para as vítimas e como são as operações policiais contra vários tipos de atividades ilegais na internet.

  • Na primeira parte, publicada em 2020 no YouTube, mergulhamos no universo das fraudes de cartões de crédito e outros golpes no comércio eletrônico;
  • No segundo episódio, em exibição desde 2023, o foco é a chamada Central do Crime e o compartilhamento de ainda mais fraudes e informações;
  • Para o terceiro e mais recente lançamento, o Realidade Violada trata dos predadores sexuais, crimes de compartilhamento de material de abuso infantil e como autoridades desmantelam esses esquemas. Você pode assistir ao vídeo completo por aqui.

O site do TecMundo tem um espaço dedicado para artigos, notícias e dicas sobre cibersegurança. Acesse e mantenha-se informado!



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 4 horas