Kaspersky explica como acontecem os principais golpes da Black Friday

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky explica como acontecem os principais golpes da Black Friday

A Kaspersky liberou o seu Panorama de Ameaças 2024, com um alerta para os consumidores da Black Friday. A empresa destaca como a época traz riscos ao consumidor e como acontecem os principais golpes nesse período.

Um dos golpes mais famosos em datas como essa é o phishing. Esse formato de golpe envolve os cibercriminosos enviarem mensagens com ofertas tentadoras, geralmente sobre smartphones, computadores, eletrodomésticos, etc. Ao acessar os links dos supostos anúncios, as vítimas entram em sites falsos e inserem seus dados bancários, que depois são usados para esvaziar contas bancárias e outros fins.

Segundo pesquisas da empresa, mais de 309 milhões de ataques de phishing foram registrados no Brasil no último ano. A conta estima que a cada minuto, 588 tentativas de ataques foram realizados contra brasileiros.

Também é importante evitar sites desconhecidos e sempre procurar informações de confiança (Imagem: GettyImages)
Também é importante evitar sites desconhecidos e sempre procurar informações de confiança (Imagem: GettyImages)

Golpes sobre problemas na entrega de encomendas

Além do phishing, golpes envolvendo SMS também se tornaram comuns nos últimos anos. Especialistas da Kaspersky encontraram uma nova tática que se passa pelo site oficial de uma empresa de transportes marítimos. O modo de atuação dos cibercriminosos é simples: eles enviam mensagens via SMS sobre supostas encomendas e pedem o pagamento de uma taxa.

As vítimas também são levadas a sites para realizar o pagamento das taxas, mas acabam enviando seus dados bancários para criminosos realizarem fraudes e compras. De acordo o chefe da unidade latino-americana de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky, Fabio Assolini, esses “eventos representam sempre uma oportunidade de ouro para os cibercriminosos, que hoje também utilizam a IA para criar golpes mais credíveis e difíceis de detectar. Para proteger suas informações pessoais e financeiras, as pessoas precisam estar atentas e não se deixar levar.”

Por fim, a Kaspersky ainda elencou uma série de dicas para se proteger durante a navegação online e para não cair em golpes durante a Black Friday. Confira abaixo:

  • Ter cuidado com mensagens que oferecem promoções e descontos exagerados;
  • Verificar se os links enviados são legítimos, sempre prestando atenção em erros ortográficos e termos genéricos;
  • Caso receba mensagens de empresas de entrega, sempre vá ao site oficial da companhia e busque os canais de atendimento via ligação para confirmar a situação.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.