Documentos e cartões de crédito do futuro

2 min de leitura
Imagem de: Documentos e cartões de crédito do futuro

Se você achava que a RIC ou os cartões de crédito com NFC estavam no escopo da pirâmide de inovações tecnológicas, saiba que mais novidades vêm por aí. A GE Global Research (centro de pesquisa da General Eletric)  e a SABIC Innovative Plastics, líder mundial em termoplásticos, firmaram uma parceria em 2007 e que pretende render frutos em 2012. O produto da colaboração entre as duas empresas é um novo material holográfico de plástico que já é considerado o cartão do futuro.

A principal diferença entre o cartão holográfico GE/SABIC e os atuais é a forma de fabricação. Hoje em dia, os elementos holográficos são inseridos na superfície dos cartões, e isso facilita a falsificação. Já no cartão da GE/SABIC, o material holográfico é armazenado no interior o que, segundo os desenvolvedores, o torna virtualmente impossível de ser falsificado.
Aplicações
Os novos cartões devem começar a ser comercializados em 2012, tendo em vista que os protótipos estão em fase de testes. A principal aplicação do cartão com materiais holográficos internos é na área de identificação e pagamentos. Carteiras de motorista, identidade, passaportes e crachás corporativos são algumas das opções de uso.

Na área de pagamentos, a aplicação em cartões de crédito, débito e de correntistas é bem provável, pois seria possível substituir os pouco confiáveis selos 3D. Há ainda a possibilidade de criar selos de autenticidade, por exemplo, em computadores, celulares, óculos de sol e televisores. Com isso, falsificadores teriam muito mais trabalho para ludibriar os consumidores.

Novo cartão holográfico

Imagens: Reprodução

Imagens 3D
Além da inserção de imagens holográficas no interior dos cartões, a variedade de opções também se torna um item de segurança. É possível inserir desde impressões digitais, códigos binários, imagens 3D e até mesmo a face do portado do cartão ou uma pequena animação. Ao inserir impressões digitais ou a íris, acessar locais que exigem exames biométricos, como em auto-escolas, por exemplo, pode ser muito mais rápido.

No vídeo a seguir é possível visualizar um cartão com um rosto humano em três dimensões. A mesma pessoa foi reproduzida a partir de ângulos diferentes, o que proporciona a criação de uma pequena animação.

Obviamente, a aplicação dessa nova tecnologia em documentos de identificação ou cartões de pagamento vai depender do desenvolvimento – ou não – de materiais mais seguros e/ou com preço mais competitivo.  O uso dos cartões com holografia interna da GE/SABIC mostra uma tendência: o dinheiro de plástico não vai sair de circulação tão cedo, apesar do crescimento dos pagamentos online e por radiofrequencia. E você usuário? Não seria legal ter um cartão de crédito personalizado com seu rosto ou digitais? Deixe sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.