Segurança: seleção de complementos de navegadores que aumentam a sua proteção

2 min de leitura
Imagem de: Segurança: seleção de complementos de navegadores que aumentam a sua proteção

Ao navegarmos pela internet, são muitos os perigos com os quais podemos nos deparar. Caso sejamos precavidos, não precisamos nos preocupar em acessar por engano sites suspeitos ou enganadores. Contudo, nem sempre é possível prestar a devida atenção aos detalhes e, para piorar, alguns sites fraudulentos são réplicas perfeitas dos originais.

Para evitar que você caia nas armadilhas espalhadas pela rede, fizemos uma seleção de complementos para os navegadores Internet Explorer e Firefox. Confira o comentário feito para cada um, teste em seu computador e descubra por conta própria o quão melhores e mais seguros ficarão os momentos que você passa utilizando a internet.

Internet Explorer

Web Security Guard

Barra de Ferramentas simples, capaz de exibir um balão informativo sobre a periculosidade da página atualmente sendo visitada. O critério utilizado para a avaliação é a nota dada pelos usuários que utilizam este plugin. Outra ferramenta de funcionalidade parecida, mas que também funciona no Firefox é a WOT.

Xmarks para Internet Explorer

O Xmarks permite que você acesse seus sites favoritos e utilize suas senhas armazenadas sem precisar levá-las em um arquivo de texto dentro de um pendrive para todos os lados. Também disponível para Firefox e Safari, esta ferramenta possibilita o acesso do usuário ao conteúdo armazenado sem precisar tê-la instalada. Entretanto, o Xmarks precisa estar ativo para armazenar as informações desejadas.

Authentic-ID Security ToolbarInternet Explorer

Você tem medo de cair em algum golpe por ter acessado uma página falsa do seu banco? Então ao utilizar o Authentic-ID Security Toolbar o seu temor será extinto, porque a função deste complemento é a de indicar quando um site possui grandes chances de ser falso.

LastPass

Suportado tanto pelo Internet Explorer quanto pelo Firefox, o LastPass é um gerenciador de senhas que integra ambos os navegadores: guarde a senha em um e utilize no outro. Seu ponto forte é preencher os campos de inserção de usuário e senha automaticamente, requerendo somente um clique para executar a ação.

FavBackup

Vai formatar o computador e não quer perder todas as informações armazenadas em seus navegadores? Ao utilizar o FavBackup, fazer um backup de tudo e restaurá-las depois não será problema. Capaz de salvar as informações do Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Opera, o FavBackup mostra-se ideal para quem não deseja perder suas informações pessoais.
FireFox

Glubble

Complemento no qual você define as páginas da internet que podem ser acessadas pelo navegador. Ideal para pais cuidadosos, preocupados em preservar a inocência de seus filhos.

Dr. Web Antivirus Link CheckerFirefox

De modo parecido com qualquer antivírus, o Dr. Web Antivirus Link Checker verifica os links acessados e os arquivos baixados, emitindo um alerta caso sejam identificadas ameaças.

Perspectives

O Perspectives é capaz de verificar a validade dos certificados digitais das páginas que você frequenta e de avisar quando eles não forem confiáveis. Ótimo para evitar o acesso a páginas suspeitas.

NoScript

Impeça que scripts de sites fora da lista de permissões sejam executados em poucos cliques. Utilizando alguns padrões de comportamento contidos em seu banco de dados, o NoScript identifica sites potencialmente perigosos e os bloqueia. Ou seja, você não precisará descobrir se o site é perigoso antes de mandá-lo ser bloqueado!

Gostou dos complementos escolhidos? Deseja sugerir algum outro? Então não perca a chance: comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.