VPN: conheça os principais tipos e quando usá-los

3 min de leitura
Patrocinado
Conteúdo oferecido por Logo SurfShark
Imagem de: VPN: conheça os principais tipos e quando usá-los
Imagem: GettyImages

Assim como existem diversos tipos de serviços de VPN disponíveis no mercado, também há alguns tipos diferentes que servem para variadas funções. Enquanto não existe ainda alguma regulamentação ou descrição definitiva sobre os tipos de VPN, alguns deles se destacam entre os mais utilizados, seja por usuários individuais, empresas ou grandes corporações.

Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre VPNs de acesso remoto, pessoais, corporativas e site a site, e entender as diferenças entre elas!

VPNs de acesso remoto

.  GettyImages 

Esse tipo específico de VPN pode ser utilizada tanto por indivíduos quanto por empresas, principalmente por questões de segurança de conexão. Alguns exemplos são: para acessar o ambiente da empresa ao trabalhar de casa ou em redes públicas; para utilizar servidores estrangeiros; para acessar dados sensíveis; fazer reuniões sigilosas em uma conexão segura e privada; etc.

Para garantir toda essa segurança e privacidade, a VPN de acesso remoto estabelece um túnel seguro com o servidor, criptografando qualquer dado que passe entre o dispositivo utilizada e o servidor, ocultado as atividades de possíveis rastreios.

Como a VPN de acesso remoto é feita especificamente para esse tipo de uso, ela pode ser um pouco mais limitada do que a pessoal que, por exemplo, se conecta diretamente a internet. Entretanto, ela traz vantagens na questão da proteção de dados, principalmente quando utilizada por meio de redes públicas ou inseguras.

VPNs pessoais

.  Surfshark 

Como mencionamos anteriormente, a VPN pessoal — como a da Surfshark, por exemplo — é feita para se conectar a internet, e não necessariamente para acessar algum ambiente ou servidor de forma remota. Ela é voltada, como o próprio nome indica, para uso pessoal e individual, podendo ser na rede de casa, ou em redes móveis.

Esse tipo de VPN é bastante utilizado para segurança, mas também para acessar conteúdos com bloqueios regionais, evitar que páginas na web ou pessoas mal intencionadas rastreiem a navegação, garantir uma conexão mais estável com múltiplos servidores disponíveis, entre outras diversas funções que beneficiam usuários individuais.

VPNs corporativas ou de controle de acesso

.  GettyImages 

Voltadas para empresas — independentemente do tamanho —, as VPNs de controle de acesso ou corporativas são um pouco mais complexas que as anteriores e oferecem recursos específicos para o dia a dia das operações.

Isso por que, elas permitem que a empresa a configure para isolar dados e acessos apenas para determinadas pessoas, departamentos ou setores. Dessa forma, fica mais fácil para a companhia controlar as permissões e diminui o risco de vazamento de informações sensíveis, roubo ou sequestro de dados, ou que alguém altere arquivos sem que a empresa fique sabendo.

VPNs site a site

.  GettyImages 

Por fim, a VPN site a site traz semelhanças à de acesso remoto ao conectar uma rede privada à outra, mas, nesse caso, é a própria empresa se conectando em suas próprias redes. Por exemplo, digamos que uma multinacional tem um escritório em São Paulo, um em Berlin e outro em Dubai. Ela pode utilizar a VPN site a site para conectar o ambiente de um escritório ao outro.

Esse uso é denominado de VPN site a site baseada em intranet. Porém, há também as VPNs site a site que são baseada em extranet, na qual uma corporação que tem parceria com outra empresa pode permitir o acesso, ou acessar ela mesma os dados compartilhados entre as duas, sem que o ambiente inteiro seja liberado.

Por ter um nível muito mais alto de complexidade na configuração e manutenção, as VPNs site a site são muito mais recomendadas às empresas e corporações de grande porte e com múltiplos escritórios.

Surfshark - a VPN pessoal ideal para você

.  Surfshark 

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de VPN, é hora de proteger a sua rede e seus dispositivos com uma VPN pessoal segura, rápida e recheada de recursos extras, como a da Surfshark.

Além de todas as funcionalidades tradicionais da VPNs comuns, a Surfshark também oferece funcionalidades como:

  • VPN dupla: que criptografa seus dados de conexão duas vezes.
  • CleanWeb: que bloqueia anúncios e pop-ups para uma navegação mais limpa.
  • Alternative ID: que permite criar e-mails sigilosos, bem como números de telefone e dados de identidade temporários.
  • IP dedicado, rotativo ou estático: para diferentes estilos de uso.
  • Mais de 3200 servidores: distribuídos por todo o mundo para garantir conexão estável, rápida e livre.

Clique aqui para conhecer os planos da Surfshark e aproveite, pois ela está oferecendo até 81% de desconto na assinatura, com valores que partem de apenas R$ 9,29 ao mês, e mais três meses grátis!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.