menu
Logo TecMundo
Segurança

Polícia Federal faz operação contra grupo que rouba e vende dados do INSS

Cibercriminosos tinham acesso direto ao banco de dados do órgão; ação teve 17 mandados de prisão em 9 estados

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule26/09/2024, às 16:27

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (26) uma ação para desmantelar uma gangue que cometia fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Operação Mercado de Dados, como foi batizada, envolveu 29 mandados de busca e apreensão, além de 17 mandados de prisão.

De acordo com a PF, o grupo conseguia dados de beneficiários do INSS de forma fraudulenta, não só a partir de invasões aos servidores. Os suspeitos "utilizavam técnicas avançadas" de hacking, informações vazadas anteriormente e até credenciais compradas de servidores para ter acesso ao banco de dados.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Bahia.

Cibercrime envolvia até venda de credenciais

As investigações começaram ainda em setembro de 2023, com denúncias de que informações roubadas foram usadas para consultas ou fraudes — incluindo a "contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios" da Previdência.

Um dos detidos já era monitorado justamente por "burlar métodos de autenticação multifator, alterar níveis de acesso de credenciais de servidores do INSS e até utilizar certificados digitais de servidores" em outros golpes.

A ação envolveu a apreensão de equipamentos e detenção de suspeitos.
A ação envolveu a apreensão de equipamentos e detenção de suspeitos.

Fora as detenções a Justiça determinou o bloqueio de R$ 34 milhões em recursos financeiros e 24 imóveis que seriam de propriedade do grupo. 

Ainda de acordo com a PF, os envolvidos agora devem responder pelos crimes de "organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e comercialização de dados sigilosos e lavagem de dinheiro".