Uma conta oficial da OpenAI no X (antigo Twitter) foi hackeada na segunda-feira (23). O perfil conhecido como OpenAI Newsroom (@OpenAINewsroom, no X) foi utilizado para divulgar uma página falsa para roubar criptomoedas de visitantes.
"Estamos felizes em anunciar o $OPENAI: a criptomoeda que faz a ponte entre IA e tecnologia de blockchain", dizia o hacker em um dos posts. "Todos os usuários da OpenAI são elegíveis para solicitar uma parte das primeiras unidades do $OPENAI", complementou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a publicação, ter um token da OpenAI em sua própria carteira digital garantiria acesso aos futuros programas experimentais da empresa.
Contudo, tudo não passa de um esquema para roubar Bitcoins das carteiras de usuários desavisados. O token "$OPENAI" não existe e, ao entrar no link anexado, o usuário é encaminhado para uma página falsa da OpenAI que oferece opções de login com a carteira associada ao dispositivo.
Os posts falsos e o site fraudulento continuaram no ar por cerca de uma hora até serem removidos do perfil. Posteriormente, a conta aparentemente voltou ao normal.
Ao site Bloomberg, a OpenAI confirmou a invasão na conta oficial. A empresa investiga o que causou o problema. Supostamente, no mesmo dia, a OpenAI solicitou aos funcionários que reforçassem a segurança de suas próprias contas.
Mais uma invasão em contas da OpenAI
Essa é mais uma ocorrência de invasão a contas da OpenAI. Em julho de 2023, o perfil oficial do diretor de tecnologia da empresa, Mira Murati, foi invadido no X, divulgando o mesmo token falso "$OPENAI".
Em 2024, os perfis do cientista chefe Jakub Pachocki e do pesquisador Jason Wei também foram hackeadas e utilizadas para divulgar esquemas para roubos de criptomoedas.
Por enquanto, não está claro se a invasão foi um problema de segurança do lado da OpenAI ou se é algo estrutural do X. De toda forma, é importante sempre desconfiar de anúncios relacionados a criptomoedas partindo de perfis de interesse público nas redes.
Fontes
Categorias