Brecha do Google permitia direcionar publicidade para menores de idade
Uma reportagem do site Financial Times descobriu que funcionários da empresa usavam uma categoria desconhecida para direcionar anúncios para menores de idade

15/08/2024, às 13:18

Fonte: GettyImages
A Meta e o Google direcionaram publicidade especificamente para adolescentes, descobriu o site Financial Times. A estratégia de propaganda viola regras da própria Gigante das Pesquisas.
O direcionamento de publicidade para menores acontecia por uma brecha no sistema do Google Ads: os anúncios miravam a fatia de público categorizada como "Desconhecida", cujos dados demográficos (idade, gênero, status parental e receita) não são informados.
Porém, essa categoria ainda contém informações sobre os hábitos do usuário, tais como histórico de downloads e atividade na internet. Assim, era possível determinar que o subgrupo "Desconhecido" era majoritariamente composto por menores de idade, apurou o FT.

O direcionamento de publicidade para menores é proibido dentro do Google. Desde 2021, a empresa impede o envio de publicidade baseado em gênero, idade e interesses de pessoas com menos de 18 anos.
"Nosso objetivo é garantir que estamos proporcionando proteções adicionais e entregando experiências apropriadas para a idade em anúncios no Google", dizia a empresa.
De acordo com a reportagem do FT, a empresa publicitária Spark Foundry trabalhou com a Meta e o Google em campanhas publicitárias irregulares entre fevereiro e abril deste ano. O Google iniciou uma investigação para apurar o caso, e suspendeu o projeto.
"Nós proibimos publicidade personalizada para pessoas abaixo de 18 anos, ponto final", disse o Google ao FT.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.