Saiba como proteger seu PC contra roubo de DNS

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Saiba como proteger seu PC contra roubo de DNS
Imagem: GettyImages

Atualmente, há diversas ameaças digitais à solta. Entre elas, uma não tão difundida assim: o sequestro ou roubo de DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, presente no ambiente online.

Para quem não sabe, é justamente esse sistema que faz com que a gente consiga acessar diversos sites na web sem precisar utilizar um código cheio de números e letras.

Em linhas gerais, um DNS faz a tradução do endereço IP dos servidores nos quais um determinado site está hospedado, transformando-o em um URL acessível.

É importante se atentar para todas as ameaças digitais e saber como se proteger delas. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Quando há o sequestro ou roubo de DNS, cibercriminosos te redirecionam a um outro site, muitas vezes malicioso, por meio da mesma URL que anteriormente era confiável. A seguir, descubra como se proteger dessa ameaça.

Roubo de DNS: confira o passo a passo para se proteger

Antes de qualquer coisa, é preciso entender a gravidade de acessar um site malicioso. É por meio deles que hackers conseguem roubar dados pessoais, incluindo o número de documentos e até as informações sobre seus cartões de crédito, para aplicar golpes.

Nesse sentido, quando um site confiável tem seu DNS sequestrado ou roubado, os usuários podem acessá-lo sem saber que estão nas mãos de cibercriminosos, e seus computadores também se tornam vulneráveis diante dessa ameaça.

Por esse motivo, é importante saber como se proteger de um eventual roubo de DNS. Para começar, recomenda-se que você troque regularmente a senha do seu roteador. Não é a senha da rede de acesso ao seu Wi-Fi, mas sim a senha administrativa do roteador. Isso vai garantir que, caso haja um roubo de DNS, sua rede poderá estar mais segura.

Além do mais, tente fazer atualizações constantes no firmware — o software que controla as principais ações de entrada e saída de um roteador — desse dispositivo, para que vulnerabilidades sejam corrigidas o quanto antes, evitando que cibercriminosos descubram brechas para agir.

Outra dica valiosa é utilizar os mecanismos de cibersegurança da Avast, incluindo o Avast Premium Security, que vai além de um antivírus comum.

A partir da ferramenta Site Real, os usuários podem fazer um monitoramento do conteúdo que acessam na web. Desse modo, ao se depararem com um site que teve seu DNS roubado, será possível interromper a navegação no mesmo instante, de acordo com o Módulo Sites Falsos.

Em ação, esse módulo bloqueia o redirecionamento a sites maliciosos de forma automática. Logo, é importante que, ao instalar o Avast Premium Security em seus dispositivos, você dê atenção às configurações específicas de DNS nos roteadores para que tudo funcione da melhor maneira possível.

O roubo de DNS também pode ser evitado se você tiver grandes complementos de proteção contra todos os tipos de malwares e ameaças digitais. Sendo assim, os recursos do Avast Premium Security podem se tornar importantes.

Por meio dele, você protege sua privacidade e seus dados, tendo menos riscos ao fazer compras online e até transações bancárias.

As soluções de cibersegurança da Avast podem ser essenciais para evitar o roubo de DNS. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Disponível para os sistemas operacionais Windows, macOS, Android e iOS, a solução da Avast é capaz de proteger seus e-mails, ativar firewall, detectar invasores em webcam ou dispositivos internos, controlar o avanço de spyware e neutralizar qualquer tipo de vírus e outras vulnerabilidades.

O antivírus avançado atua em todos os pontos de navegação, fazendo bloqueios automáticos a qualquer momento, agindo rapidamente diante de ameaças que possam surgir.

Todas as ferramentas estão inclusas em uma única assinatura e você ainda tem a possibilidade de utilizar o serviço por 30 dias gratuitamente para realizar testes. Gostou da ideia? Então, não deixe de conhecer mais sobre o Avast Premium Security e saiba como investir na sua cibersegurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.