Segurança

Quais os maiores riscos da casa smart?

O avanço das IAs e IoT está elevanto o nível das Casas Inteligentes. Mas é preciso cuidado, pois os cibercriminosos estão acompanhando essa evolução

27/11/2023, às 06:00

Quais os maiores riscos da casa smart?

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Quais os maiores riscos da casa smart? no tecmundo

Quem é adepto de produtos inteligentes sabe bem a praticidade que eles trazem no dia a dia. Por isso a busca por smart homes cresceu muito nos últimos anos, tanto por quem busca conveniência quanto pelos que gostariam de reforçar a proteção com câmeras e alarmes

No entanto, é justamente a proteção que pode se tornar um problema com tantos dispositivos eletrônicos conectados a uma mesma rede. Isso porque cibercriminosos estão sempre a espreita para encontrar brechas de segurança dessas redes e invadir a privacidade dos usuários.

Se você está pensando em tornar a sua casa em uma smart home, confira os riscos potenciais e, o mais importante, como você pode proteger seu lar!

Criminosos podem invadir sistemas utilizados em Smart Home.Criminosos podem invadir sistemas utilizados em Smart Home.

Os maiores perigos da Casa Inteligente

Aqui estão alguns dos riscos mais significativos associados às casas inteligentes:

Violação de Privacidade

Os dispositivos comumente utilizados em casas inteligentes coletam frequentemente dados sobre os hábitos dos usuários, como padrões de uso, preferências e até informações de localização. Esses dados servem para que os produtos aprimorem seu desempenho, se adaptando à diferentes necessidades.

Todavia, se esses dados não forem adequadamente protegidos, eles podem ser roubados e utilizados de maneira indevida. Imagine que os detalhes mais íntimos da sua rotina, horários e preferências acabem nas mãos erradas? Eles poderiam ser explorados para publicidade direcionada, vendido a terceiros ou até mesmo usado para crimes mais pesados, como golpes, fraudes e extorsão.

Acesso não autorizado

A rede de uma casa inteligente pode se tornar um alvo para cibercriminosos experientes. Se eles conseguirem invadir, podem assumir o controle dos dispositivos, desde as luzes e termostatos até as câmeras de segurança

O invasor pode até desativar os sistemas de segurança, permitindo um acesso não autorizado à casa. Um hacker com acesso à sua casa inteligente pode, inclusive, causar danos físicos, levando a uma experiência traumática além de perdas financeiras. 

Casas conectadas precisam de segurança reforçada.Casas conectadas precisam de segurança reforçada.

Sequestro de dispositivos

O sequestro de dispositivos de smart homes e a demanda de um resgate é uma tática cada vez mais comum entre cibercriminosos. Isso acontece quando os aparelhos conectados à rede são infectador por software malicioso capaz de criptografar dados ou, até mesmo, o sistema operacional inteiro.

Dessa forma, os criminosos conseguem bloquear o acesso a todas as funções dos aparelhos infectados. Para recuperar o controle, eles exigem pagamento de resgate e, mesmo assim, não exite garantia que eles devolverão o acesso ou não danificarão os dispositivos. 

Espionagem por câmera ou microfone

Imagine a sensação de saber que alguém está observando a família em sua própria casa, isso sem o seu conhecimento ou consentimento. Hackers podem explorar vulnerabilidades em câmeras de segurança, microfones integrados e até babás eletrônicas para espionar suas conversas, atividades e movimentos. Essa invasão de privacidade não apenas viola a sua segurança emocional, mas também cria riscos substanciais de extorsão e chantagem.

Como proteger sua Casa Inteligente

Diante de todos esses riscos, fica fácil entender a importância de proteger sua casa inteligente. Mas afinal, como fazer isso na prática? Confira nossas dicas principais:

  1. Mantenha os dispositivos sempre atualizados: a atualização de sistemas operacionais e firmware de seus dispositivos servem, também, para corrigir possíveis vulnerabilidades.
  2. Use senhas fortes e exclusivas para cada dispositivo e para as redes domésticas.
  3. Configure uma rede separada para dispositivos inteligentes, isso limita o acesso de cibercriminosos à sua rede principal.
  4. Use firewalls, VPN e programas antivírus confiáveis para adicionar camadas extras de segurança.

Invista em um sistema de cibersegurança

Quando sua privacidade e de sua família estão em jogo, contar com soluções de segurança é sempre um investimento que vale a pena. 

Mas, na hora da escolha, também é importante considerar os planos que melhor correspondem às suas necessidades. Priorizando sempre empresas reconhecidas pela sua eficiência, como a Kaspersky, que oferece soluções de segurança que ajudam a manter seus dispositivos blindados e suas informações protegidas.

Proteja seu lar e aproveite todas as conveniências que a tecnologia inteligente tem a oferecer, com a tranquilidade de que você está protegido contra riscos cibernéticos. Não arrisque a sua segurança, conheça os planos da Kaspersky para proteger sua Smart Home.

Conteúdo patrocinado produzido pelo TecMundo.