Pirataria: um dos maiores sites de torrent chegou ao fim

1 min de leitura
Imagem de: Pirataria: um dos maiores sites de torrent chegou ao fim
Imagem: GettyImages

Nesta quarta-feira (31), o RARBG, um dos maiores sites de torrent do mundo, anunciou o fim de suas operações. Apesar da constante perseguição das autoridades às plataformas do tipo, o motivo do encerramento das atividades do RARGB não está relacionado ao combate à pirataria.

Estando na ativa por 16 anos, os seus responsáveis tomaram a decisão unânime devido às dificuldades financeiras e pessoais causadas pela pandemia, pelos conflitos da Guerra da Ucrânia e pela crise econômica — é o que diz um breve comunicado disponibilizado no portal.

Comunicado oficial da RARBG disponibilizado no site.Comunicado oficial da RARBG disponibilizado no site.Fonte:  RARBG 

“Os últimos 2 anos foram muito difíceis para nós”, diz o recado. Sem se identificarem, os administrados do site pedem desculpas e afirmam que a equipe sofreu perdas para a covid-19 e alguns colaboradores ficaram com sequelas que os impedem de continuar trabalhando.

O comunicado ainda cita a Guerra na Ucrânia, dizendo: “alguns também estão lutando na guerra na Europa — EM AMBOS OS LADOS”. Os conflitos contra a Rússia ainda atingem outras frentes, como a crise financeira e o aumento no preço da energia nos data centers — afetando as operações do site.

Leia também: Anatel poderá bloquear transmissões piratas ao vivo, como jogos de futebol

“A inflação torna nossas despesas diárias impossíveis de suportar. Portanto, não podemos mais administrar este site sem despesas enormes que não podemos mais cobrir do próprio bolso”, afirma a equipe.

Cuidado com sites falsos

Alguns sites alternativos ainda permitem a obtenção dos torrents publicados no RARBG, no entanto, é preciso ter cuidado para não cair em arquivos perigosos. Golpistas podem se aproveitar da situação para tentar instalar softwares maliciosos, portanto, é preciso verificar se os sistemas operacionais e softwares estão atualizados, além de manter o antivírus ativo para evitar contaminações por malware.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.