Golpe dos nudes: Polícia Civil prende 33 suspeitos de extorquir brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Golpe dos nudes: Polícia Civil prende 33 suspeitos de extorquir brasileiros
Imagem: Getty Images/Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Civil realizou a prisão de supostos criminosos que aplicavam o golpe dos nudes em todo o Brasil. Ao todo, foram presos 33 suspeitos de participar da organização criminosa, em uma operação realizada em 11 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De acordo com informações do g1, a Polícia Civil emitiu 11 mandados de prisão preventiva, 30 de prisão temporária, 33 de busca e apreensão e 25 de bloqueios de contas bancárias. Os suspeitos foram encontrados em Florianópolis, São Cristóvão do Sul, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Santa Vitória do Palmar, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Joinville e Canoas.

Até o momento, já foram identificadas 80 vítimas em diferentes regiões do Brasil, como Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, entre outros estados; o prejuízo total é avaliado em R$ 5 milhões — na maior parte dos casos, os golpistas atraíam homens mais velhos de classes média e alta.

Os suspeitos foram acusados de extorsão, corrupção de menores, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte ilegal de arma de fogo.

A operação está sendo realizada há cerca de um ano e já prendeu 140 pessoas apenas no Rio Grande do Sul.A operação está sendo realizada há cerca de um ano e já prendeu 140 pessoas apenas no Rio Grande do Sul.Fonte:  Reprodução/G1/Polícia Cívil 

"Tenho medo só de você mandar para alguém, minhas fotos, mas confio em você. Acredito que estou gostando da pessoa certa", disse um dos golpistas, ao tentar ganhar confiança de uma das vítimas.

Golpe dos nudes

O golpe dos nudes funcionava da seguinte forma: os suspeitos atraíam empresários, médicos e políticos, se passando por mulheres jovens. Após algum tempo, um suposto parente enviava mensagens afirmando que a jovem era menor de idade, a partir daí, os golpistas extorquiam as vítimas e as ameaçavam de divulgar as conversas e acusá-las publicamente de pedofilia.

A investigação descobriu que a organização criminosa aliciou uma adolescente de 17 anos. O trabalho dela era se fotografar, assim, os suspeitos usavam as imagens para atrair mais homens para o golpe — a jovem recebia até R$ 200 reais por um pacote de fotos. De qualquer forma, os policiais suspeitam que outras jovens foram aliciadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.