Criminosos usam réplica do Nokia 3310 e caixa de som para roubar carros

1 min de leitura
Imagem de: Criminosos usam réplica do Nokia 3310 e caixa de som para roubar carros
Imagem: Internet/Reprodução

Roubo de carros em grandes cidades já é considerado um crime "comum", porém, os ladrões inventaram novos e inusitados métodos com a evolução da tecnologia. O mais recente deles consiste em utilizar um Nokia 3310. Ou quase isso.

Nas últimas semanas, diversos vídeos começaram a circular na internet e mostram algumas pessoas dando a partida em carros usando apenas uma réplica do celular antigo, quase como um tutorial de roubo.

No vídeo abaixo, é possível ver que um indivíduo tenta ligar o motor de um Toyota RAV4 sem as chaves, e não obtém sucesso. Poucos segundos depois, ele tira um dispositivo similar a um Nokia 3310 do bolso, conecta um cabo USB na traseira do aparelho, aperta alguns botões e o carro liga instantaneamente.

Por mais incrível — e aterrorizante — que possa parecer, esse vídeo tem um truque. Na verdade, o celular não é um Nokia 3310, mas sim um dispositivo camuflado de celular que funciona como uma "chave" para desbloquear os carros. Segundo uma reportagem da Vice, veículos como Maserati, Lexus e outras marcas estão sofrendo com esse tipo de golpe.

Quando conectado ao carro, o dispositivo envia um sinal ao receptor de rádio do veículo, e o mesmo acionará um sinal de localização. Os dois sinais acabam sendo retransmitidos para a chave, que recebe a informação e manda de volta para o aparelho uma confirmação.

Método com caixa de som

Além do celular da Nokia, criminosos utilizam réplicas de caixinhas de som portáteis da marca JBL para realizar o crime. A diferença é que esse golpe em particular precisa que os assaltantes retirem o farol dianteiro para inserir alguns cabos e fazer a conexão. Feito isso e com o dispositivo ligado, as portas dos veículos abrem e o motor liga.

Em resposta à Vice, Ken Tindell, CTO da companhia de cibersegurança para veículos Canis Labs, disse que "tudo o que eles precisam fazer é passar dois fios através do dispositivo, retirar o farol, e inserir esses fios nos buracos certos dos conectores do veículo [...] Não há nada que os consumidores possam fazer".

Esses aparelhos disfarçados são vendidos por valores altos em canais do Telegram, partindo de US$ 2.700 a quase US$ 20.000. Os carros são repassados e vendidos no mercado ilegal. Um representante de comunicações da Toyota comentou que a empresa está "comprometida para continuar trabalhando nesse problema com ajuda da lei, especialistas em prevenção de roubo e outras partes interessadas".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.