Operação internacional na dark web tem apoio do Brasil e prende quase 300

1 min de leitura
Imagem de: Operação internacional na dark web tem apoio do Brasil e prende quase 300
Imagem: Mark Renders/Getty Images

Uma operação internacional prendeu 288 pessoas por suspeita de venda de drogas na dark web. A ação contou com a participação de nove países, incluindo o Brasil, que teve uma pessoa presa.

De acordo com a Europol, foram apreendidos em posse dos suspeitos mais de 50 milhões de euros (cerca de R$ 277 milhões na cotação atual), 850 kg de drogas (anfetaminas, ecstasy, LSD e cocaína) e 117 armas de fogo.

A operação se chama "SpecTor" e fechou a plataforma de venda de drogas nomeada “Monopoly Market”, que estava no ar desde 2019. A ação contou com polícias e justiça do Brasil, Reino Unido, Suíça, Áustria, França, Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Holanda.

“Nossa coalizão de autoridades policiais em três continentes prova que todos nos saímos melhor quando trabalhamos juntos. Esta operação envia uma forte mensagem aos criminosos na dark web: a aplicação da lei internacional tem os meios e a capacidade de identificar e responsabilizá-lo por suas atividades ilegais, mesmo na dark web”, afirmou Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol.

Mesmo com as prisões, a promessa é que a operação não terminará, já que as investigações continuam. As autoridades disseram ter tido acesso a lista de compradores e fornecedores das drogas e, por causa disso, pessoas do mundo todo ainda podem ser processadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.