Meta remove redes de desinformação baseadas na Rússia e na China

1 min de leitura
Imagem de: Meta remove redes de desinformação baseadas na Rússia e na China
Imagem: Shutterstock

A Meta informou hoje (27) que detectou e removeu, de suas plataformas, duas sofisticadas redes de disseminação de notícias falsas cujo objetivo era influenciar narrativas políticas nos Estados Unidos e na Europa. Os dois grupos, que não possuíam conexão, eram baseados na Rússia e na China.

Segundo a dona do Facebook, a maior rede estava sediada no território russo e contava com uma “combinação incomum de sofisticação e força bruta”. Ela era formada por cerca de 60 sites falsos, imitando páginas verdadeiras de veículos como The Guardian, Bild e Der Spiegel, entre outros, e incluía diversos perfis fraudulentos nas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse grupo promovia artigos e notícias falsas supostamente produzidas pelos jornais, revistas e sites imitados, trazendo, principalmente, críticas contra a Ucrânia, os refugiados ucranianos e as sanções impostas à Rússia. Memes e vídeos do YouTube também eram compartilhados, utilizando ainda o WhatsApp, Telegram, Twitter e outras plataformas.

Os conteúdos falsos promovidos defendiam a atuação da Rússia na guerra contra a Ucrânia.Os conteúdos falsos promovidos defendiam a atuação da Rússia na guerra contra a Ucrânia.Fonte:  Shutterstock 

O conteúdo falso era produzido em idiomas como francês, alemão, espanhol, inglês, russo e ucraniano, entre outros, tendo como alvos os países europeus. A Meta disse ainda que a campanha pró-Rússia gastou mais de US$ 100 mil em anúncios no Facebook e no Instagram, para alcançar o maior número possível de pessoas.

EUA como alvo principal

Já a rede de influência baseada na China objetivava atingir os Estados Unidos, principalmente. Bem menor que o grupo russo, ela utilizava contas falsas no Facebook e no Instagram para promover fake news relacionadas à política doméstica norte-americana, que foram detectadas e removidas após violar os Padrões da Comunidade.

A campanha chinesa também foi direcionada, em menor escala, a alvos na República Tcheca. Neste caso, os integrantes promoviam críticas ao apoio do governo local à Ucrânia na guerra contra a Rússia, mencionando os impactos desse suporte na economia tcheca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.