Edward Snowden recebe cidadania russa do presidente Vladimir Putin

1 min de leitura
Imagem de: Edward Snowden recebe cidadania russa do presidente Vladimir Putin
Imagem: Phillip Faraone/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (26) um decreto dando cidadania russa a Edward Snowden, ex-funcionário de agências de inteligência que divulgou documentos secretos do governo norte-americano.

O ex-agente mora no país europeu desde 2013 e em 2020 já tinha recebido uma permissão de residência permanente no país. Há dois anos, Snowden disse que havia pedido o visto de cidadania do país porque a esposa estava grávida.

“Depois de anos de separação de nossos pais, minha esposa e eu não desejamos nos separar de nosso filho. É por isso que, nesta era de pandemias e fronteiras fechadas, estamos solicitando dupla cidadania americana-russa”, publicou em suas redes sociais na época.

Edward Snowden

Anatoly Kucherena, advogado de Snowden, explicou para a agência estatal russa de notícias Ria Novosti que apesar da concessão da cidadania, seu cliente não será convocado para servir o país na guerra na Ucrânia. Nas últimas semanas, o governo de Putin convocou homens para se juntar ao exército em um novo esforço para conquistar territórios no país vizinho.

Kucherena também pontuou que Lindsay Mills, esposa do ex-agente da NSA, solicitou a cidadania russa.

Snowden ainda não se pronunciou sobre o assunto em seu blog ou no Twitter, onde costuma fazer declarações públicas e falar sobre assuntos de seu interesse.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.