Backup do iCloud auxilia na condenação de espião chinês

1 min de leitura
Imagem de: Backup do iCloud auxilia na condenação de espião chinês
Imagem: Unsplash

Um espião chinês que roubava segredos industriais de empresas dos Estados Unidos atuantes no setor aeroespacial e os entregava para o governo da China foi preso e condenado, recentemente, graças ao backup do iCloud do seu iPhone. A história curiosa foi relatada pela Bloomberg, na última semana.

O oficial do Ministério de Segurança do Estado da China Xu Yanjun tinha a missão de atrair funcionários de corporações do segmento para, supostamente, dar palestras no território chinês. Mas chegando lá, os colaboradores eram coagidos a compartilhar informações sigilosas de seus empregadores, sobre fuselagens e motores de naves espaciais em desenvolvimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as pessoas abordadas pelo agente chinês estava um contratado da GE Aviation, que acabou preso pelo FBI, passando a colaborar com as autoridades norte-americanas. Na tentativa de prender Yanjun, ele e os agentes compartilharam documentos técnicos reais com o espião, mas que não continham nenhum segredo.

Vários segredos da espionagem chinesa estavam armazenados no iCloud do agente.Vários segredos da espionagem chinesa estavam armazenados no iCloud do agente.Fonte:  Apple/Reprodução 

Apesar da experiência, o espião de 41 anos caiu no golpe armado pelos investigadores e acabou indo até a Bélgica, onde foi preso pelo FBI e extraditado para os EUA. Confiscado durante a ação, o celular de Xu aparentemente não guardava nenhuma pista do seu trabalho, mas bastou checar o iCloud associado a ele, com autorização judicial, para que a história mudasse.

Sem criptografia de ponta a ponta

Cumprindo determinação da justiça, a Apple liberou a visualização do material guardado pelo espião chinês no serviço na nuvem. Isso foi possível graças a não utilização da criptografia de ponta a ponta nos backups da plataforma, permitindo à Maçã disponibilizar a chave de acesso às autoridades.

Ao analisar o material, o FBI conseguiu checar documentos nunca antes visualizados pelas autoridades locais, citados como um “retrato íntimo sem precedentes de como funciona a espionagem econômica da China”, segundo a publicação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.