Influenciadora tem conta do Instagram hackeada em clonagem de chip

1 min de leitura
Imagem de: Influenciadora tem conta do Instagram hackeada em clonagem de chip
Imagem: Marissa Oliveira/Instagram

Uma influenciadora cearense perdeu sua conta no Instagram com 280 mil seguidores, depois que golpistas cancelaram seu número de telefone na operadora e fizeram a portabilidade para outra. Em seguida, simularam ter esquecido a senha da rede social e receberam o link de redefinir senha no dispositivo com chip da nova operadora.

O fato, ocorrido no dia 9 de setembro em Fortaleza, fez com que Marissa Oliveira ficasse, em poucos minutos, sem sinal e sem conexão, enquanto fazia um trabalho. “Já conhecia esse tipo de golpe, já tinha escutado falar, então de cara já percebi que tinham roubado meu número”, afirmou a influenciadora que, posteriormente, registrou um B.O. e recuperou sua rede social.

Logo em seguida ao golpe, os criminosos passaram a republicar antigos stories de Marissa e tentaram aplicar golpes nos seguidores. Eles pediam que as pessoas depositassem dinheiro em uma chave Pix com a promessa de receber os valores em dobro.

Como evitar o golpe da portabilidade?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

O golpe da portabilidade tem dois tipos de vítima: a pessoa que teve o perfil roubado e os seguidores da conta que se tornam alvos de algum tipo de estelionato. Ao g1, o delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, Carlos Teófilo, orientou que, inicialmente, as pessoas não cliquem em links recebidos de desconhecidos para evitar que seus dados sejam roubados por criminosos.

"Mas caso aconteça de você ter esse problema, de imediato você já tente informar ao máximo de pessoas possível sobre o que aconteceu, entrar em contato com as redes sociais para tentar recuperar o seu acesso”, orienta Teófilo.

Já no caso das pessoas que receberam os anúncios atraentes na rede social, explica o responsável pela investigação, elas devem primeiramente se assegurar de que estão negociando realmente com o proprietário daquela rede social. A recomendação é só fazer o pagamento ou transferência após receber a mercadoria ou serviço, alerta o delegado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.