Google impediu 1,2 milhão de aplicativos maliciosos na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Google impediu 1,2 milhão de aplicativos maliciosos na Play Store
Imagem: Unsplash

De acordo com a equipe de segurança e privacidade do Android, no último ano, o Google começou a introduzir diversos recursos para manter a proteção dos dispositivos Android, e as novidades estão surtindo efeito. A companhia foi capaz de impedir que 1,2 milhão de aplicativos maliciosos fossem publicados na Google Play Store.

Com o intuito de diminuir a circulação de app nocivos, o Google reforçou o processo de revisão e o sistema de aprendizado de máquina. Além de não permitir a publicação de 1,2 milhão de apps violadores, a empresa baniu mais de 190 mil contas de desenvolvedores maliciosos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No último ano, a companhia anunciou uma nova aba de segurança de dados para desenvolvedores na Play Store, disponibilizada recentemente — a seção serve para os criadores dos apps fornecerem informações sobre prática de privacidade e segurança. Os desenvolvedores devem atualizar os dados da categoria "Segurança" até o dia 20 de julho.

A privacidade e segurança são temas extremamente importantes para o GoogleA privacidade e segurança são temas extremamente importantes para o GoogleFonte:  Unsplash 

Mais segurança

A empresa também revelou novas parcerias com desenvolvedores de Software Development Kit (SDK) para melhorar a segurança do kit de desenvolvimento do Android. Além disso, o Google introduziu novas políticas que reduzem o acesso a dados de usuários e APIs confidenciais em até 98% —  em apps que migram para o Android 11 ou posterior.

“Os SDKs fornecem funcionalidade para desenvolvedores de aplicativos, mas às vezes pode ser complicado saber quando um SDK é seguro de usar. No ano passado, nos envolvemos com desenvolvedores de SDKs para criar um ecossistema Android e Google Play mais seguro”, o Google afirmou em comunicado.

Os usuários do Google Pixel também receberam o hub de segurança para manter a privacidade nos dispositivos. A funcionalidade ajudará a proteger senhas, aplicativos, contas do Google além de novos recursos de aprendizado de máquina para ajudar a detectar malwares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.