Idosa que caiu no golpe do motoboy será indenizada por banco

1 min de leitura
Imagem de: Idosa que caiu no golpe do motoboy será indenizada por banco
Imagem: Shutterstock

O Banco do Brasil foi responsabilizado a indenizar uma idosa que caiu no golpe do motoboy. A decisão foi tomada pela 4ª turma Recursal dos Juizados Especiais do Paraná, que acreditam que o banco não teve os cuidados necessários para lidar com a situação e proteger sua cliente.

No caso analisado, a idosa recebeu uma ligação de um suposto funcionário do Banco do Brasil que já possuía os seus dados bancários, como agência, conta-corrente e número do cartão. O golpista queria “confirmar” compras que não haviam sido realizadas pela titular, onde foi instruída a entregar o cartão cortado e dentro de um envelope para o motoboy que trabalhava para o banco. Ela foi avisada que suas senhas seriam canceladas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

O caso

A primeira tentativa de levar a situação à justiça foi frustrada, onde o juízo de 1º grau negou os pedidos da vítima, liberando o banco da responsabilidade do acontecido. No entanto, a idosa recorreu e a 4ª turma condenou o Banco do Brasil a pagar indenizações por danos morais (R$ 6 mil) e materiais (R$ 5,3 mil), em um julgamento unânime.

Segundo o juiz Leo Henrique Furtado Araújo, o caso demonstrou que houve falta de cautela em relação à consumidora idosa, visto que os criminosos tiveram “acesso prévio às informações bancárias e dados pessoais da correntista”. Os golpistas ainda conseguiram burlar o sistema de segurança do banco, ao utilizarem um cartão que não deveria mais oferecer serventia, além de realizar operações financeiras que fugiam do perfil da vítima.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.