Jogo Olavooo usa CPU do usuário para minerar criptomoeda

1 min de leitura
Imagem de: Jogo Olavooo usa CPU do usuário para minerar criptomoeda
Imagem: Unsplash

Há alguns dias, o jogo Olavooo surgiu na internet brasileira em “homenagem” ao já falecido astrólogo e ex-guru bolsonarista Olavo de Carvalho, inspirado no clássico Wordle. Na última quarta-feira (2), o usuário @Eduhst do Twitter revelou que o jogo está usando o CPU dos jogadores para minerar criptomoedas sem o consentimento dos usuários.

A informação foi confirmada pelo site Tecnoblog e, apesar de parecer um jogo de adivinhação de palavras simples para computador, ele pode diminuir a velocidade e afetar diretamente os computadores dos usuários que estão apenas tentando se divertir.

Roubando CPU para mineração

O jogo é literalmente uma cópia de outros títulos populares, como Wordle ou Termooo, contudo, foi descoberto que o javascript de Olavooo usa o poder de processamento do CPU para minerar a moeda monero (XRM). Assim, o processador pode usar até 100% de capacidade e elevar a temperatura até 95ºC — algo impossível de acontecer em um jogo do estilo.

Um dos códigos que revela a mineração secreta de OlavoooUm dos códigos que revela a mineração secreta de OlavoooFonte:  Tecnoblog 

Em uma análise realizada na página do game Olavooo, foi descoberto que o processamento é usado para mineração da criptomoeda XRM. Além de deixar o navegador lento, a jogatina também pode travar o computador por alguns instantes e, a longo prazo, diminuir a vida útil do PC.

Ou seja, o jogo Olavooo não é uma boa indicação, pois pode piorar o uso do seu computador durante a jogatina. E se você está buscando por títulos ao estilo Wordle, o TecMundo reuniu uma lista com alguns dos melhores games inspirados no clássico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.