TV Box mais vendida do Brasil possui malware, diz Anatel

1 min de leitura
Imagem de: TV Box mais vendida do Brasil possui malware, diz Anatel
Imagem: Reprodução: Jonas Leupe/Unsplash

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), encontrou um malware no HTV, a TV Box pirata campeã de vendas no Brasil. A ação é do Grupo de Trabalho TV Box, elaborado pela Anatel para analisar os aparelhos de IPTV disponíveis no país.

O site Tele.Síntese obteve uma entrevista exclusiva com Wilson Wellisch, superintendente de fiscalização da Anatel. Segundo as descobertas, o HTV possui um software malicioso que se conecta a um servidor desconhecido sem a permissão do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

HTV

Além disso, os dados dos usuários são enviados para esse servidor sem qualquer consentimento. Essas informações são capturadas em todas as etapas da transmissão do conteúdo — que nada mais é do que uma redistribuição ilegal da programação de TV por assinatura.

Qual o problema?

O malware analisado pelo Grupo de Trabalho TV Box possui a capacidade de assumir o controle do aparelho HTV, ainda que isso não aconteça. De acordo com Wilson Wellisch, ele se conecta a uma botnet que pode executar ataques DDoS — uma operação mal-intencionada capaz de tornar um serviço indisponível.

"Verificamos a possibilidade, por meio de um servidor de comando e controle, de o botnet assumir o controle do TV Box e de fazer ataques DDoS. Como há muitos desses equipamentos distribuídos, podem ser utilizados para derrubar sites, inclusive de serviços públicos", disse Wellisch ao Tele.Síntese.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.