Microsoft implementa novo login seguro que dispensa senhas

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft implementa novo login seguro que dispensa senhas
Imagem: Microsoft

A Microsoft começa a partir desta quarta-feira (15) a implementar a vida digital que dispensa o uso de senhas — uma vontade da companhia já há alguns anos, mas que só agora será colocada em prática.

A novidade é a possibilidade de logar em serviços e ferramentas da Microsoft sem precisar de um código de acesso. O recurso já pode ser ativado nas contas da companhia, inclusive no Brasil.

O login sem o uso de senhas pelo celular.O login sem o uso de senhas pelo celular.Fonte:  Microsoft 

Segundo a empresa, o uso de senhas é inconveniente por vários motivos: elas são inseguras, geram preguiça no usuário (que acaba repetindo códigos ou colocando sequências muito óbvias) e são o alvo principal de invasões.

Ao deixar as senhas de lado, você simplesmente substitui o código por outro formato de autorização de acesso, como o app Microsoft Authenticator, que antes servia só como segundo fator de autenticação. O usuário também pode adotar o Windows Hello ou uma chave de segurança enviada via SMS ou email para entrar suas contas.

Como configurar a conta sem uma senha?

Para fazer a ativação, você precisa ter o aplicativo do Microsoft Authenticator baixado, instalado e conectado ao seu perfil. Ele está disponível para Android e iOS.

Em seguida, agora no computador, faça o login em sua conta e acesse o caminho Configurações > Segurança > Opções de segurança avançadas.

A opção nas configurações de segurança.A opção nas configurações de segurança.Fonte:  Microsoft 

Na nova tela, clique em "Ativar" na opção "Conta sem senha" e siga o passo a passo.

O login sem senhas pode ser utilizado no PC com Windows, Outlook, OneDrive, consoles Xbox e outros serviços. Se você preferir, a qualquer momento é possível retornar para o método convencional usando um código de acesso.

A atualização está em andamento e é possível que alguns usuários ainda levem alguns dias para ter acesso ao recurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.