Cuidado com versões não oficiais do SP2 do Vista, muitas têm vírus e cavalos-de-tróia

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado com versões não oficiais do SP2 do Vista, muitas têm vírus e cavalos-de-tróia

Você certamente percebeu que há uma versão do Service Pack 2 em português para o Windows Vista disponível pela internet. O Baixaki se sente obrigado a alertar você, caro internauta, sobre os perigos de um download como esse.

A Microsoft ainda não disponibilizou oficialmente o download do Service Pack 2 para o Windows Vista em português. Estão disponíveis apenas as versões em inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. A Microsoft sempre recomenda as atualizações através do Windows Update ou através do site oficial de atualizações em português.

Há um risco muito grande ao fazer download de aplicativos, sistemas operacionais e arquivos não oficiais, pois a fonte deles nunca pode ser garantida e comprovada. Logo, tais arquivos podem estar infestados de malwares como vírus, cavalos-de-tróia, etc.

Recentemente, uma série de downloads não oficiais envolvendo o Windows 7 infectou milhares de computadores no mundo todo, inclusive no Brasil. De acordo com vários veículos de notícia - incluindo Yahoo! Notícias, portal PC Advisor, Techworld e outros -, uma versão do Windows 7 RC foi contaminada com cavalos-de-tróia e lançada em vários sites de compartilhamento duas semanas antes do lançamento oficial. O resultado? 27 mil computadores como zumbis, ou seja, controlados pelos malfeitores.

Como a expectativa pelo sistema operacional era muito grande, hackers se aproveitaram da curiosidade e pressa dos usuários para formar uma rede zumbi, ou seja, uma rede de computadores ligada a um servidor e sob total controle desses malfeitores.

Por esse risco, e pela pressa dos usuários, sempre há a chance de pessoas má intencionadas estarem por trás de qualquer vazamento de download na internet. Portanto, fique atento e não caia nessa. Sempre atualize seus programas e, principalmente, seu sistema, com ferramentas oficiais.

Enquanto a versão oficial do Service Pack 2 para o Windows Vista em português não chega, baixe e instale o Service Pack 1, caso você ainda não o tenha.

O Baixaki não recomenda o download do pacote de tradução para o SP2 do Vista, assim como de nenhum outro pacote de atualização não oficial, e vem por meio deste oferecer este aviso de utilidade pública, sempre pensando na segurança dos nossos frequentadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.