Fotos do Facebook e WhatsApp: nova moda no Twitter pode trazer riscos

1 min de leitura
Imagem de: Fotos do Facebook e WhatsApp: nova moda no Twitter pode trazer riscos
Imagem: Reprodução/Pexels

De tempos em tempos, as redes sociais são recheadas com novas fases, correntes e modas. Nos últimos dias, uma nova corrente ganhou força no Twitter. Na brincadeira, usuários compartilham a sua primeira foto postada no Facebook e a atual do WhatsApp para comparar o antes e o depois. Confira alguns exemplos:

Mas afinal, expor fotos na internet traz algum risco para a segurança do usuário?

Segurança e golpes

Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, esse tipo de brincadeira nas redes pode, sim, trazer riscos à segurança do usuário. No fim de 2020, foi descoberta uma nova tática utilizada por cibercriminosos para aplicar golpes no WhatsApp.

A prática, conhecida como account takeover (ou roubo de conta), consiste na criação de um perfil falso utilizando dados vazados na internet e fotos postadas pela vítima nas redes sociais. Feito o perfil, os criminosos utilizam a conta para extorquir dinheiro de amigos e familiares. Muitas vezes, a vítima descobre que tem alguém usando sua "identidade" tarde demais.

Assolini ressalta que o crime é muito comum e foi, inclusive, o mais registrado em 2020. "Os criminosos estão sempre em busca de tornar os golpes mais eficazes, utilizando métodos diferentes e temas em alta para enganar suas vítimas. Recentemente, os criminosos conseguiram descobrir uma maneira de burlar a dupla autenticação do WhatsApp, o que até então era a única medida de segurança contra golpes de roubo de contas", explica.

Como se proteger

O especialista afirma que para se proteger, o usuário deve evitar qualquer brincadeira que coloque em risco seus dados pessoais. "Dados vazados podem ser usados para extorsão, aplicação de golpes e esquemas de phishing, roubo direto de dinheiro, além de combinados com outros disponíveis e assim gerar golpes muito mais difíceis de serem identificados pela vítima", finaliza.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.