Você já deve ter percebido que ao deixar cair um objeto pesado na água o líquido imediatamente ameniza o impacto. No entanto o que talvez você não tenha se dado conta é que os líquidos podem ser utilizados na composição dos coletes à prova de bala e, com isso, diminuir o impacto de tiros.

Um projeto que está sendo desenvolvido pela BAE Systems tem justamente esse objetivo. A ideia consiste em um colete feito de Kevlar, mas mais fino e flexível do que os modelos convencionais. O modelo conta com partículas especiais no interior da camada líquida e acaba tornando a armadura mais resistente.

O vídeo acima mostra, em um primeiro momento, uma bala sendo impactada contra um colete que possui 10 camadas de Kevlar e uma camada líquida. Já no segundo caso, trata-se de um colete com 31 camadas de Kevlar e nenhuma camada de líquido. A diferença é visível em prol do primeiro modelo.

A BAE Systens acredita que com a nova tecnologia seja possível reduzir o peso do colete em até 45%, além de aumentar a flexibilidade dos movimentos. O produto ainda está em fase de testes e não tem previsão de ser fabricado em escala comercial.

 

Cupons de desconto TecMundo: