Google Play Store está cheia de apps falsos do Auxílio Emergencial

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Store está cheia de apps falsos do Auxílio Emergencial
Imagem: Fabio Assolini/Twitter

Quem vai receber o Auxílio Emergencial precisa ficar ligado na hora de baixar o aplicativo para resgatar o benefício. Segundo aponta o especialista de segurança Fabio Assolini, da Kaspersky, a Play Store do Android está lotada de apps falsos e maliciosos envolvendo o pagamento.

Em uma publicação feita no Twitter, Assolini mostra que uma simples pesquisa na loja de apps da Google traz como resultado diversos aplicativos falsos com o nome "Auxílio Emergencial". Enquanto alguns programas não solicitam dados do usuário, outros pedem informações como o número do PIS.

A grande maioria dos aplicativos falsos visa mostrar propagandas indesejadas no smartphone. Além de anúncios em tela cheia, os programas também enviam diversas notificações para o aparelho. Segundo Assolini, os alertas são enviados a cada 10 minutos por certos apps, que nem mesmo exibem propagandas relacionadas com o Auxílio Emergencial.

Fonte:  Fabio Assolini/Twitter 

O especialista de segurança da Kaspersky também indica que os criadores dos aplicativos falsos podem transformar os programas em uma máquina de golpes facilmente. "Basta soltar uma atualização e fazer com que o app peça dados pessoais", explica.

Onde acompanhar o Auxílio Emergencial?

O Governo Federal já está liberando o Auxílio Emergencial em 2021 e você pode conferir o calendário completo aqui. Todos os procedimentos de consulta e recebimento do benefício são realizados em plataformas da Caixa.

Você pode consultar o seu benefício online pelos sites https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/ ou auxilio.caixa.gov.br. O aplicativo utilizado para a distribuição do dinheiro do Auxílio Emergencial é o Caixa Tem, que pode ser baixado de graça na Play Store e App Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.