Tira-Dúvidas: perguntas sobre atualização de antivírus

2 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: perguntas sobre atualização de antivírus

A primeira coisa que se deve esclarecer é a importância de sempre termos o antivírus atualizado em seu computador. Todos os dias aparecem vários vírus novos e todos os dias são desenvolvidos as curas para esses vírus. Muitos programas fazem isso automaticamente, o que é bom para a segurança, mas podem deixar seu computador ou a conexão com a internet mais lenta.

A usuária Roseanica diz que não quer que o antivírus atualize automaticamente, pois para tal ele pede que se faça a conexão com a internet, mesmo quando ela não quer. O mais saudável para seu computador é deixar o antivírus ligado, mesmo que ele deixe seu computador mais lento. Se isso realmente for um incômodo, existem outros antivírus que fazem essas atualizações de outras formas.

Novos Vírus surgem todos os diasAlém disso, existem configurações de autoatualização que podem ser verificadas. Dependendo do antivírus, você pode configurar o programa para que ele busque atualizações quando iniciar a sessão do computador, a determinadas horas do dia ou sempre que iniciar a conexão com a internet. Talvez esse problema possa ser resolvido mexendo nessa configuração de autoatualização.

Mantenha o antivírus atualizado para se proteger dos vírus

Outra dúvida muito comum é sobre os procedimentos para se atualizar o antivírus. Na grande maioria deles, esse processo é tão simples quanto procurar por vírus no PC. Ao abrir o programa, geralmente uma das opções na tela é o de atualizar. Geralmente clicando sobre ele faz com que se conecte ao banco de dados na internet e baixe as atualizações dos novos vírus lançados recentemente. Outras vezes, isso é possível clicando com o botão direito sobre o ícone do programa na barra de notificação (aquela que fica junto com o relógio) e selecionando a opção Atualizar ou “Update”.

Quando isso não acontece pode ser por problema de firewall. Para resolver isso, no Painel de Controle há um ícone do Firewall do Windows. Lá é possível configurar, na aba “Exceções”, a permissão para que seu antivírus possa acessar a internet sem problema. Às vezes, o problema é de algum dispositivo do programa que não funciona corretamente. Para resolver isso, basta desinstalar e instalar novamente o programa. Essa foi a dúvida dos usuários Willian Pessoa, Giovanne Marinho Gomes, Ricardo Oliveira e Dominique Lopes Ramos.

Veja como atualizar com os prinicipais programas de antivírus:

No Avast, você precisa em em Ferramentas, atualização e depois em Atualização do Banco de dados de vírus.

Atualize seu Avast Antivirus

No AVG, você pode atualizar clicando com o botão direito sobre o ícone da área de notificação.

Atualize o AVG de forma rápida

Você pode também desabilitar a opção de atualizações automáticas, caso isso esteja lhe incomodando. Mas, se esse for o caso, lembre-se de sempre atualizar o antivírus, ao menos uma vez por semana.

Existe a possibilidade de a atualização não ser automática

A atualização do Avira pode ser feita na própria interface do programa, selecionado a opção "Start update".

Mantenha o Aivra sempre atualizado

Atualize o Kaspersky clicando diretamente sobre o ícone do programa na área de notificação:

A atualização do Kaspersky é muito simples

O ND32 vai lhe dizer caso esteja desatualizado. Para atualizar, basta clicar no botão correspondente, dentro do menu Update.

Atualize sempre o NOD32 Antivius

Lembre-se de ter seu antivírus sempre atualizado, principalmente porque assim seu computador estará sempre protegido. Você tem mais alguma dúvida em relação aos antivírus?

Verifique sempre o estado de saúde de seu computador

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.