menu
Logo TecMundo
Segurança

Como manter sua privacidade protegida ao compartilhar um computador

Tanto em casa quanto no trabalho, privacidade ao usar a Internet pode ser fundamental.

schedule25/03/2009, às 09:28

Um dos aspectos mais importantes para muitos usuários de computadores pessoais é a questão da privacidade. Compartilhar o computador com outras pessoas, em sua casa ou principalmente fora dela, como em escritórios, por exemplo, pode atrair a atenção de curiosos, o que pode ser prejudicial para você e para a sua imagem, devido à interpretações muitas vezes equivocadas dos dados encontrados.

Por estes motivos, estar atento quanto ao que você “deixa para trás” ao utilizar computadores compartilhados é algo imprescindível. Nos parágrafos abaixo, darei algumas dicas para você se manter mais protegido quanto aos rastros normalmente deixados ao fazer uso da Internet.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Mensageiros instantâneos

Todos os aplicativos para chat em tempo real, como o Windows Live Messenger ou o Skype, contém opções quanto ao histórico das mensagens que você envia e recebe através deles. O grande problema do Messenger, por exemplo, é que ele salva o seu histórico em um arquivo que pode ser encontrado e aberto facilmente por qualquer pessoa.

Por padrão, ele fica armazenado na pasta “Meus arquivos recebidos”, a mesma que armazena os dados que nossos amigos nos enviam pela janela de conversa. No entanto, melhor do que ter que apagar o arquivo constantemente é desabilitar a função.

Ao fazer login pela primeira vez no programa, quando você fechar a primeira janela de conversa, ele perguntará se você deseja salvá-las no computador. Caso você tenha respondido positivamente e se arrependeu, não se preocupe. Basta, nas opções do programa, selecionar a aba “Mensagens”, desabilitando a função de manter um histórico das suas conversas.

undefined

Navegadores

Outro problema relacionado à privacidade nos computadores é quanto às ferramentas de histórico de sites acessados, presente em praticamente todos os navegadores. Se outra pessoa quiser saber os sites que você acessa, basta ela ativar esta função e conferir todos os locais visitados por você nas últimas semanas.

Você pode apagar os seus dados manualmente, como explicado neste artigo. No entanto, também é possível configurar a função, para que ela sempre realize ações referentes ao histórico a cada vez que você fechar o navegador.

Firefox

1.    Acesse Ferramentas>Opções.

undefined

2.    Na aba “Privacidade”, clique no botão “Configurar”, na parte inferior da tela.

undefined

3.    Escolha os dados que você não deseja que sejam salvos.

undefined

4.    Marque a caixa de seleção, como na figura abaixo e confirme as alterações.

undefined

Internet Explorer

1.    Acesse Ferramentas>Opções da Internet

2.    Na aba “Geral”, acione a opção “Excluir histórico de navegação ao sair”, ou configure as opções antes disso.

undefined

Desta forma, seus navegadores estarão livres de problemas quanto à gravação inapropriada de sites e tudo o que for relativo ao seu acesso à Internet.

InPrivate

O novíssimo recurso InPrivate do Internet Explorer 8 é exatamente o que precisamos em algumas situações, pois a função basicamente desabilita, enquanto dentro dela, todos os dados de navegação. Para fazer uso dele, basta abrir uma nova aba, escolhendo a opção como indicado na figura.

undefined

Privacidade e responsabilidade

Não interessando o tipo de conteúdo que você acessa em casa ou no trabalho, é sempre importante ter a noção de que situações e dados mal interpretados podem comprometer a nossa imagem, e em muitos casos se tornar algo mais sério. Muitas vezes, mesmo sem a intenção de passar uma idéia errada em relação aos sites que frequentamos, podemos ser mal compreendidos aos olhos alheios.