Ao caminhar por ruas e diversos locais onde há qualquer tipo de comércio, é comum encontrar CDs e DVDs falsos vendidos em atraentes promoções de cinco por R$ 10, por exemplo. Muitas vezes, é possível encontrar novidades que sequer foram lançadas no Brasil.
Ao entrar em lojas ou locadoras, a sensação predominante é a segurança de adquirir um produto original. Porém, nem isso está garantido. A APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) registra casos de CDs e DVDs piratas comercializados em estabelecimentos fixos e locadoras. Em 2008, foram mais de 2000 denúncias de consumidores que adquiriram “gato por lebre”, ou seja, compraram produtos falsificados oferecidos como originais.
Nossos vídeos em destaque
Recentemente, uma rede de lojas de Goiânia teve 3 mil CDs e DVDs apreendidos, todos ilegais. O empresário responsável pelo estabelecimento foi preso. Curiosamente, ele já foi presidente de uma associação de combate à pirataria.
É falso!
Um dos motivos que levam à venda de produtos falsificados como originais é o aprimoramento das técnicas de cópia. Algumas cópias são facilmente flagradas como falsas, porém outras exigem um pouco de atenção do consumidor. Atenção essa que muitas vezes é deixada de lado na hora da compra.
Identificando produtos ilegais
Algumas “olhadelas” atentas no disco podem apontar o golpe. Por fora, produtos pirateados são distribuídos muitas vezes em sacos plásticos e geralmente tem uma cópia da capa e da contracapa, sem encarte. Na parte de cima, geralmente há uma etiqueta ou outro papel colado.
Já um produto original tem embalagem feita de um plástico resistente e que armazena o disco sem problemas. O encarte é completo e traz detalhes sobre o artista ou conteúdo da obra. Produtos originais sempre são impressos com serigrafia, ou seja, com a arte impressa diretamente no disco e de alta qualidade.
)
)
Já a parte de leitura de um CD ou DVD original é de cor prateada, enquanto que produtos falsificados têm cor verde ou roxo. No entanto, já são comercializadas mídias com cores mais parecidas com o tom acinzentado original.
Para acabar com a dúvida de uma vez, todos os CDs e DVDs originais têm um código no miolo, na parte central da mídia. É um código sempre acompanhado das siglas IFPI (International Federation of Phonographic Industry, Federação Internacional da Indústria Fonográfica.
Assim, com uma embalagem resistente, uma impressão de alta qualidade, encarte detalhado, mídia prateada e código da IFPI, uma mídia é 100% original e você pode confiar.
)
)
)
)
)
)