Ao caminhar por ruas e diversos locais onde há qualquer tipo de comércio, é comum encontrar CDs e DVDs falsos vendidos em atraentes promoções de cinco por R$ 10, por exemplo. Muitas vezes, é possível encontrar novidades que sequer foram lançadas no Brasil.

Ao entrar em lojas ou locadoras, a sensação predominante é a segurança de adquirir um produto original. Porém, nem isso está garantido. A APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) registra casos de CDs e DVDs piratas comercializados em estabelecimentos fixos e locadoras. Em 2008, foram mais de 2000 denúncias de consumidores que adquiriram “gato por lebre”, ou seja, compraram produtos falsificados oferecidos como originais.

Recentemente, uma rede de lojas de Goiânia teve 3 mil CDs e DVDs apreendidos, todos ilegais. O empresário responsável pelo estabelecimento foi preso. Curiosamente, ele já foi presidente de uma associação de combate à pirataria.

É falso!

Um dos motivos que levam à venda de produtos falsificados como originais é o aprimoramento das técnicas de cópia. Algumas cópias são facilmente flagradas como falsas, porém outras exigem um pouco de atenção do consumidor. Atenção essa que muitas vezes é deixada de lado na hora da compra.

Identificando produtos ilegais

Algumas “olhadelas” atentas no disco podem apontar o golpe. Por fora, produtos pirateados são distribuídos muitas vezes em sacos plásticos e geralmente tem uma cópia da capa e da contracapa, sem encarte. Na parte de cima, geralmente há uma etiqueta ou outro papel colado.

Já um produto original tem embalagem feita de um plástico resistente e que armazena o disco sem problemas. O encarte é completo e traz detalhes sobre o artista ou conteúdo da obra. Produtos originais sempre são impressos com serigrafia, ou seja, com a arte impressa diretamente no disco e de alta qualidade.

Créditos: imagem do site da APCM.Créditos: imagem do site da APCM.

Já a parte de leitura de um CD ou DVD original é de cor prateada, enquanto que produtos falsificados têm cor verde ou roxo. No entanto, já são comercializadas mídias com cores mais parecidas com o tom acinzentado original.

Para acabar com a dúvida de uma vez, todos os CDs e DVDs originais têm um código no miolo, na parte central da mídia. É um código sempre acompanhado das siglas IFPI (International Federation of Phonographic Industry, Federação Internacional da Indústria Fonográfica.

Atente para o código IFPI de um CD ou DVD.

Assim, com uma embalagem resistente, uma impressão de alta qualidade, encarte detalhado, mídia prateada e código da IFPI, uma mídia é 100% original e você pode confiar.

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