Play Store remove 25 apps que roubavam credenciais do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Play Store remove 25 apps que roubavam credenciais do Facebook
Imagem: 9to5Google

A Google removeu 25 aplicativos presentes na Play Store que estavam roubando credenciais de contas do Facebook. Segundo a firma de segurança francesa Evina, que encontrou as irregularidades, os softwares maliciosos foram baixados mais de 2,34 milhões de vezes antes de serem retirados da loja.

Os aplicativos estavam disfarçados de editores de imagem e vídeo, gerenciador de arquivos, wallpapers e também jogos. Durante o uso, porém, o software abria uma janela do navegador com uma página falsa solicitando dados de acesso ao Facebook.

Fonte:  ZDNet 

Se o usuário caísse no truque de phishing, os dados coletados pelos aplicativos eram enviados para um servidor remoto localizado no domínio "airshop.pw", que já foi desativado. Apesar do número expressivo de downloads dos apps, ainda não existem estimativas de quantas pessoas foram vítimas do golpe e tiveram suas informações interceptadas.

Confira os aplicativos maliciosos

A Evine denunciou os aplicativos que estavam roubando dados da Google em maio. Os aplicativos só foram removidos da loja este mês, mas, segundo os dados encontrados pela firma de segurança, alguns dos softwares estavam disponíveis na loja há mais de um ano.

Abaixo, você pode conferir a lista completa de aplicativos maliciosos removidos da Play Store, bem como seu número de instalações e data de lançamento na loja. Caso um dos apps esteja instalado no seu celular, a dica é removê-lo do aparelho assim que possível.

Fonte:  ZDNet 

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.