Descoberto malware que invade Google Authenticator no Android

1 min de leitura
Imagem de: Descoberto malware que invade Google Authenticator no Android

Pesquisadores da Threat Fabric, empresa holandesa de segurança digital, descobriram uma nova variedade de malware no Android, capaz de extrair e roubar códigos únicos de acesso (OTP) gerados pelo Google Authenticator — app que usa autenticação de dois fatores (2FA) para proteger contas online. Trata-se de um Trojan Cerberus que foi aprimorado com Trojan de Acesso Remoto (RAT) para desbloquear um dispositivo e visualizar seus dados de modo remoto.

Dessa maneira, o RAT pode ativar o TeamViewer e configurar conexões, além alterar e acessar apps de todo o tipo — redes sociais, e-mails, bancos, etc. Com isso, ainda entrega aos criminosos indícios de comportamento das vítimas, caso o objetivo seja espioná-las. Para chegar a esse nível de invasão, é utilizada uma simples sobreposição de tela, a qual exige que o usuário realize seu desbloqueio.

Códigos 2FA do Google Authenticator. (Fonte: Google/Divulgação)

“A partir da implementação do RAT, podemos concluir que esse roubo de credencial de bloqueio de tela foi construído para que os atores possam desbloquear remotamente o dispositivo, a fim de realizar uma fraude quando ele não estiver em uso pela vítima”, explicou a Threat Fabric em uma publicação.

Assim, o Trojan aproveita esses privilégios para roubar os códigos 2FA do Google Authenticator, uma vez que, quando o app de segurança estiver em execução, o malware pode visualizar o conteúdo de sua interface e enviá-lo a um servidor.

Contudo, segundo os especialistas da empresa, a atualização não está disponível em fóruns de hackers.  “Acreditamos que essa variante do Cerberus ainda está em fase de teste, mas poderá ser lançada em breve”, alertaram os analistas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.