Um dos maiores confortos para usuários de notebook é a conexão wireless, que permite a conexão com a Internet sem a necessidade de cabos conectados à máquina. O fato de não utilizar cabos para a conexão traz ao usuário de wi-fi muito mais mobilidade, pois esse pode acessar serviços online de qualquer lugar da casa.

Muitos estabelecimentos comerciais oferecem conexões wi-fi.Alguns shoppings, cafés, lojas, etc. estão disponibilizando conexões wireless. É um diferencial que visa atrair mais clientes, principalmente aqueles que precisam trabalhar mesmo em horário de almoço.

Assim como você consegue se conectar em rede wireless de um shopping, por exemplo, é possível que seus vizinhos consigam conexão na sua rede sem fio em casa. Mesmo que você não se importe em compartilhar a Internet, os “ladrões de banda” podem acessar muito mais do que serviços online.

Segurança em primeiro lugar

Em uma rede normal, é possível acessar arquivos e pastas dos outros computadores conectados, certo? Em uma rede sem fio não é diferente. Então, como se proteger dos invasores?

Existem algumas maneiras para garantir a segurança de sua conexão wireless, evitando que estranhos “peguem carona” e fiquem utilizando um serviço pelo qual você é quem paga.

Acessando as configurações do roteador

Para colocar em prática as dicas descritas neste artigo você precisará entrar nas configurações de seu roteador wireless. Cada marca ou modelo de roteador possui uma maneira diferente de acessar tais opções. Caso não saiba como fazê-lo, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com o fabricante e seguir as instruções dadas.

Chave de rede

Criar uma chave de rede pode não ser a melhor solução.Criar uma chave de rede nada mais é do que criar uma senha para limitar o acesso à sua conexão e utilizar algum tipo de criptografia para dificultar ainda mais que alguém descubra a combinação utilizada. Grande parte dos roteadores atuais oferece diversos tipos de criptografia, dos quais o mais utilizado é o WAP.

Esta é a maneira básica de segurança, adotada por muitos usuários, mas que muitas vezes pode ser insuficiente, já que existem muitos “desocupados” que ficam tentando combinações aleatórias até descobrir a verdadeira. Ou mesmo seus filhos ou alguém que more com você pode dar com a língua nos dentes e contar a senha para outras pessoas. Aí sua segurança está comprometida.

Mac Address


O que é?

Antes de entender como funciona o bloqueio por meio do Mac Address, é preciso entender o que é Mac Address.

Cada placa de rede possui um endereço de identificação chamado Mac Address. Este endereço é representado em hexadecimal e funciona como a identidade da placa, pois não há no mundo duas placas com o mesmo Mac Address.

Este número é composto por doze dígitos, números ou letras, arranjados em seis duplas. Os três primeiros pares identificam o fabricante da placa, enquanto que os últimos três dizem respeito à identificação da placa em si.

0015e96943db

Como fazer

Já que o Mac Address de cada placa é único, a melhor maneira de manter sua conexão a salvo de “trombadinhas” é configurando para que apenas as placas com o Mac Address que você cadastrar naveguem pela rede utilizando sua conexão.

Como os roteadores não possuem um padrão de interface, cada usuário terá que aprender como habilitar o serviço de limitação por Mac Address para o seu modelo do aparelho. No site dos fabricantes normalmente há tutoriais e dicas sobre como realizar esta operação sem problemas. Talvez seja preciso um pouco de paciência, mas com certeza você encontrará o que deseja.

Proteja sua rede de invasores.

Cupons de desconto TecMundo: