Como encontrar câmeras ocultas no seu Airbnb e em outros lugares

2 min de leitura
Imagem de: Como encontrar câmeras ocultas no seu Airbnb e em outros lugares

À medida que o Airbnb vem se tornando popular, crescem as reclamações devido a espionagem. Infelizmente, nem todos os usuários desse tipo de serviço estão atentos para os perigos de serem observados sem autorização. Em paralelo, muitos dos que se preocupam não sabem como identificar se há alguma câmera instalada de forma irregular.

Veja algumas dicas de como encontrar câmeras ocultas e esteja preparado para alugar um imóvel com tranquilidade, mantendo sua privacidade intacta.

Como encontrar câmeras escondidas

1. Preste atenção em todos os objetos

Fonte: Johannes Ulrich/Fast Company

Desconfie de tudo! Hoje em dia, as câmeras são incrivelmente pequenas e é possível escondê-las em praticamente qualquer objeto; existem até canetas com câmeras embutidas. Portanto, verifique relógios de parede, despertadores, vasos de plantas, espelhos, lâmpadas e até mesmo conectores USB, como esses acima — sim, eles possuem uma câmera!

2. Use uma lanterna para identificar melhor as lentes

Câmeras têm lentes geralmente cobertas com vidro. Ao serem escondidas em objetos de plástico, madeira ou outro material que não seja vidro, a lente fica destacada. Um truque que facilita a visualização delas é apagar as luzes do ambiente e apontar uma lanterna minuciosamente a todas as direções, a fim de tentar perceber algum reflexo suspeito.

3. Use apps que detectam dispositivos WiFi

Fonte: Reprodução/Google Play

Se a percepção das câmeras não for facilitada de forma visual, utilize um app que rastreia dispositivos sem fio. Como as câmeras costumam se conectar à rede WiFi, utilizar um app que detecta aparelhos wireless pode ser uma boa solução.

O Fing (disponível para iOS e Android) é um exemplo de app para essa finalidade. Ao vasculhar o ambiente e encontrar algum aparelho que você não sabe qual é, pesquise pelo Mac address fornecido pelo próprio Fing: você pode inserir o endereço no site macvendorlist.com e tentar identificar o equipamento pelo tipo e pela marca.

4. Use um detector de frequência de rádio

Fonte: Snapdeal

Se o dono do local tiver câmeras ligadas a uma segunda rede sem fio e esta for privada, o Fing não poderá fazer milagres. Nesse caso, você poderá buscar por câmeras escondidas usando um detector de frequência de rádio (WiFi e Bluetooth), que pode ser encontrado em lojas online.

Seu funcionamento é simples: basta ligá-lo e ir vasculhando o ambiente; ao encontrar um dispositivo que emita frequência de rádio, ele dispara um alerta sonoro. Se isso acontecer com uma lâmpada, provavelmente ela não serve apenas para iluminar o ambiente.

O que você deve fazer se encontrar uma câmera escondida?

Sem hesitar, entre em contato com o dono do imóvel e com o Airbnb para realizar uma denúncia. Se você se sentir lesado demais, pode procurar a polícia, mas esteja ciente de que as leis podem variar de acordo com o estado ou país. Se não conseguir falar com o proprietário imediatamente, você pode tentar interromper o funcionamento da câmera, desconectando algum cabo de força ou cobrindo-a.

Além disso, fique de olho em possíveis smart speakers, pois eles podem gravar tudo que você falar. E, caso você decida desligar algum equipamento, converse com o dono do imóvel antes, para evitar mal-entendidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.