Polícia da Coreia do Sul usa IA para derrubar esquema de pirâmide no país

1 min de leitura
Imagem de: Polícia da Coreia do Sul usa IA para derrubar esquema de pirâmide no país

A polícia da Coreia do Sul anunciou ter desmantelado um esquema de pirâmide que estava assolando o país e que usava a falta de conhecimento de suas vítimas em relação a criptomoedas para tirar dinheiro delas. Para conseguir encontrar a origem do problema, as autoridades utilizaram inteligência artificial para identificar os bandidos.

O esquema, conhecido como M-Coin, afetava idosos, aposentados e donas de casa, prometendo prêmios em bitcoins ao recrutar novas pessoas para o golpe. As autoridades afirmaram que o grupo já tinha conseguido faturar US$ 19 milhões, aproximadamente R$ 73,2 milhões.

O Gabinete de Justiça Especial de Seul, que atua independentemente da polícia local, prendeu os CEOs de uma empresa de criptomoedas e de uma loja virtual, ambos envolvidos no esquema de pirâmide. Além deles, outros 10 recrutadores acabaram presos na operação que afetou mais de 56 mil vítimas, a maioria com idades entre 60 e 70 anos.

Imagem: Reprodução/Bitcoin News

Para conseguir encontrar provas para realizar as prisões, as autoridades usaram uma inteligência artificial especial para investigar sites e anúncios que poderiam conter palavras-chaves e outros padrões geralmente usados em esquemas de pirâmide e suas origens. Mesmo com os criminosos tentando despistar a polícia após o início da investigação, transferindo documentos para o exterior, foi possível identificar os culpados e acabar com o esquema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.