Hackers usam torrents de Game of Thrones para espalhar malwares

1 min de leitura
Imagem de: Hackers usam torrents de Game of Thrones para espalhar malwares
Imagem: HBO

A oitava e última temporada de Game of Thrones está prestes a estrear na TV e, com a enorme expectativa para a despedida do programa, muitos espectadores têm recorrido a episódios pirateados para rever ou conhecer a série. O problema é que os downloads ilegais têm causado dor de cabeça para muita gente.

Pesquisa divulgada pela empresa de segurança Kaspersky revelou que, somente no ano passado, 20,9 mil internautas tiveram os computadores infectados por malwares ao baixar torrents de episódios de Game of Thrones. A série, sozinha, foi responsável por 17% de todo o conteúdo pirata infectado em 2018.

De acordo com a pesquisa, Game of Thrones é a série mais usada por hackers para disseminar malwares. Em seguida, vêm The Walking Dead e Arrow. O curioso é que Game of Thrones ficou no topo da lista mesmo em um ano em que não foram lançados episódios novos - a última temporada estreia dia 14 deste mês.

A Kaspersky aponta ainda que o primeiro e o último episódios das temporadas de Game of Thrones geralmente são os mais propensos a conter códigos ou programas nocivos, afetando um maior número de usuários. O episódio “campeão” de malwares é justamente o primeiro da série, “Winter is Coming”. Ao longo de dois anos, os pesquisadores da empresa detectaram 33 tipos e 505 famílias diferentes de ameaças por trás dos episódios de Game of Thrones.

Os números da Kaspersky mostram ainda que, no total, 126,3 mil internautas foram alvo de malwares ao baixar episódios de séries de TV ano passado. No Top 10 das séries mais visadas por hackers estão também Suits, Vikings, The Big Bang Theory, Supernatural, Grey’s Anatomy, This is Us e The Good Doctor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.