Brasil é o 2º país com maior número de casos de sequestro de dados

1 min de leitura
Imagem de: Brasil é o 2º país com maior número de casos de sequestro de dados

O Brasil reúne 10,75% das ameaças de ransomware do mundo, indicou um estudo realizado pela companhia de segurança digital Trend Micro. Essa fatia nos coloca como o segundo país do mundo com maior número de ameaça de sequestro de dados, atrás apenas dos Estados Unidos, que detêm 11,5% desse tipo de ataque.

Ao todo, a Trend Micro bloqueou 1,8 bilhão de ataques do tipo ransomware em 2018, aqueles em que uma máquina é virtualmente sequestrada e normalmente os seus proprietários precisam pagar alguma quantia como resgate.

"Quanto mais conectado está o mundo ao nosso redor, mais avança o número de ameaças”, destacou o diretor técnico da Trend Micro Brasil, Franzvitor Fiorim. "Os cibercriminosos buscam sempre lucrar, assim, utilizam desde técnicas clássicas até novas tendências do mundo da tecnologia em busca de oportunidades rapidamente rentáveis e que sejam relativamente fáceis para aplicar o golpe.”

Mais ameaças

Além da vice-colocação no ranking das ameaças de ransomware, o Brasil ficou com a terceira colocação mundial de ameaças por email em 2018, mostrou a Trend Micro. Uma das práticas mais comuns e preocupantes nesse aspecto é o chamado Comprometimento de Email Empresarial (BEC, na sigla em inglês), quando os criminosos se passam por um executivo de alto escalão a fim de enganar e aplicar golpes em um funcionário.

“O que faz esse tipo de golpe tão eficiente é a engenharia social empregada. Os cibercriminosos criam um ataque detalhado, com e-mails incrivelmente realistas, que incluem os nomes dos alvos e podem ainda parecer vir de pessoas de dentro da própria empresa. Tudo para se aproveitar das fraquezas humanas”, destacou Fiorim.

Além disso, o Brasil teve mais de 12 milhões de pessoas afetadas por ataques de URLs maliciosas e mais de 40 milhões de malwares detectados e mais de 55 mil app maliciosos identificados pela empresa de segurança em 2018.

Em suma, como de praxe, a web e o ecossistema virtual de celulares e computadores está cheio de ameaças e um pouco de cuidado e atenção não farão mal a ninguém.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.