Aplicativos tentam enganar jogadores de Apex Legends para roubar dados

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativos tentam enganar jogadores de Apex Legends para roubar dados

A empresa de cibersegurança ESET detectou novos golpes para Android que miram jogadores de Apex Legends, novo fenômeno no estilo Battle Royale. Cibercriminosos estão buscando maneira de infectar jogadores por meio de aplicativos para smartphones.

"O jogo não tinha uma versão para dispositivos móveis quando foi lançado. No entanto, ao procurar no YouTube como baixar o game para Android, havia tutoriais que explicavam como fazer o download. A intenção era de que o usuário clicasse em um link com conteúdo malicioso ou instalasse um programa de origem duvidosa em seu celular ", diz Camilo Gutiérrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

A Electronic Arts, desenvolvedora do game, deixa claro: Apex só para PC, PS4 e Xbox One

A Electronic Arts, desenvolvedora do game, deixa claro: Apex só para PC, PS4 e Xbox One. Isso significa que não existe qualquer maneira para você, interessado no mobile, jogar Apex no celular por agora.

“Ao acessar o link na descrição do vídeo, a pessoa é levada diretamente para o download de um aplicativo malicioso. Depois de baixá-lo, a única coisa que o usuário recebe é uma série de vídeos do jogo e, em seguida, é direcionado para sites de publicidade, em que acaba descarregando outros programas”, explica a ESET. “O objetivo desses golpes é obter receita por meio de informações pessoais do usuário. Por exemplo, um aplicativo que alega ser um manual de armas e que visa dar vantagens para o usuário, pode capturar uma grande quantidade de informações se as permissões forem concedidas”.

PerigoPerigo

Como dica, além de sempre buscar as lojas oficiais de download, é preciso checar quem é o desenvolvedor do aplicativo em questão. Basta rolar a página de download na Google Play ou App Store para descobrir o desenvolvedor de um app.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.