Imagem de: Vazamento expõe 2,2 bilhões de senhas; saiba como checar a sua

Vazamento expõe 2,2 bilhões de senhas; saiba como checar a sua

1 min de leitura
Avatar do autor

O Colletion #1 foi revelado há menos de um mês e reunia cerca de 773 milhões de emails ao lado de 21 milhões de senhas. Já eram esperados pelo menos mais quatro bases similares que seriam vazadas e, agora, a Collection #2 e #5 foram reveladas expondo mais 2,2 bilhões de credenciais, segundo o Instituto Hasso Plattner (HPB).

Os dados apresentados dessa vez são mais perigosos, de acordo com a empresa de cibersegurança ESET. Isso porque as credenciais são mais novas e envolvem serviços utilizados atualmente por muitos usuários.

Os invasores podem explorar isso com uma técnica automatizada conhecida como "preenchimento de credenciais"

Felizmente, é fácil descobrir se você foi afetado: uma ferramenta do HPB revela se as suas senhas ou emails foram expostas no Identity Leak Checker. Ainda, você pode acessar o Have I Been Pwned para checar qualquer tipo de vaazamento. Para utilizar as duas ferramentas, basta incluir os endereços de email que você está interessado em descobrir se foi vazado.

“Bancos de dados com logins roubados podem ter grandes implicações, especialmente devido à prática de muitos internautas de reutilizar suas senhas em vários serviços. Os invasores podem explorar isso com uma técnica automatizada conhecida como "preenchimento de credenciais", que pode fornecer acesso a outras contas online, possivelmente de maior valor, em que a vítima usa as mesmas credenciais de acesso”, explica a ESET.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Vazamento expõe 2,2 bilhões de senhas; saiba como checar a sua