menu
Logo TecMundo
Segurança

Google Play remove 29 apps de câmera fraudulentos e que roubavam fotos

Apps tinham foco em “embelezar” as imagens capturadas, mas, na verdade, estavam de olho em outra coisa

schedule04/02/2019, às 08:01

Fonte:

Imagem de Google Play remove 29 apps de câmera fraudulentos e que roubavam fotos no tecmundo

A Google Play removeu 29 aplicativos de seu catálogo após a empresa de segurança Trend Micro descobrir que eles eram responsáveis por aplicar golpes e até roubar arquivos dos usuários. Apesar da remoção, o alcance desses golpes foi considerável, visto que apenas 11 deles foram baixados mais de 100 mil vezes antes da remoção.

Os quase 30 aplicativos banidos ofereciam serviços de câmera e “embelezamento” de fotografias, mas, de fato, enviavam anúncios pornográficos de tela cheia para os dispositivos onde estavam instalados, além de realizarem phishing para roubar dados por meio de desafios dentro do programa.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um ponto curioso desses novos aplicativos é que eles usavam algumas artimanhas para burlar o sistema de defesa da Google Play. Segundo a companhia que os descobriu, os apps fizeram uso de arquivos de múltipla compressão, os chamados “packers”, além de criptografia em seus servidores remotos.

Além disso, para tornar o cenário ainda mais desolador, após a instalação eles não apareciam na gaveta de apps do Android. Com isso, muita gente teria problema para removê-los, algo que seria feito apenas acessando a lista de apps nas configurações do sistema — algo que, convenhamos, muita gente não deve ter feito.