Email de atualização de dados da Netflix é mais um golpe

1 min de leitura
Imagem de: Email de atualização de dados da Netflix é mais um golpe
Avatar do autor

Um email pedindo para que clientes da Netflix alterem dados cadastrais para evitar o cancelamento da conta, na verdade, é mais um golpe de phishing que busca roubar informações pessoais.

O phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Usam informações alarmantes para convencer a seguir suas instruções

Segundo o pessoal da ESET, que descobriu este novo golpe, “é possível perceber alguns pontos que chamam a atenção, indicando que se trata de um e-mail malicioso. O primeiro e mais visível deles é o remetente da mensagem, apesar de aparentar ser da Netflix o nome da conta de e-mail se assemelha a um código, bem diferente do info@mailer.netfix.com, endereço normalmente usado pela empresa para contato com os clientes via e-mail".

A ESET também explica que, outro ponto, envolve a gramática: a mensagem, apesar de não conter erros de português — o que é bem comum em casos de phishing — possui uma estrutura muito simples, apenas com palavras e alguns pontos em destaque. “Apesar desse detalhe chamar a atenção, a simplicidade do e-mail não é necessariamente um indicativo de que a mensagem seja um golpe”, adiciona.

Veja abaixo as imagens do golpe no email:

esetEmail

Agora, acompanhe os pontos para se proteger e identificar estes golpes:

  • O e-mail remetente não pertence a empresa que os atacantes estão tentando simular
  • Usam informações alarmantes para convencer a seguir suas instruções. Por exemplo, dívidas, prêmios, problemas cadastrais, multas, etc
  • Possui links ou arquivos em anexo que devem ser vistos com urgência
  • Mantenha um software de antivírus e anti-malware sempre ativo e atualizado
  • Utilize um antispam confiável
  • Tenha sempre o navegador atualizado
  • Procure não acessar links desconhecidos

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Email de atualização de dados da Netflix é mais um golpe