menu
Logo TecMundo
Segurança

Rio vai procurar criminosos na rua via câmeras com reconhecimento facial

Assim que um criminoso for reconhecido pelo sistema, um alarme será “disparado silenciosamente” para as autoridades policiais mais próximas do local

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule20/12/2018, às 14:12

A cidade do Rio de Janeiro começou a implementar um sistema de reconhecimento facial nesta terça-feira (18) para realizar uma busca de criminosos. De acordo com a Agência Brasil, o sistema vem de um convênio entre o serviço Disque Denúncia e a empresa Staff of Technology Solutions, do Reino Unido.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Esse sistema de reconhecimento facial terá a capacidade de reconhecer os 1,1 mil criminosos mais perigosos do estado automaticamente — assim que passarem por uma das câmeras desse sistema, chamado Facewatch —, segundo a EBC.

Assim que um criminoso for reconhecido pelo sistema, um alarme será “disparado silenciosamente” para as autoridades policiais mais próximas do local

“A nós do Disque Denúncia cabe fornecer o banco de dados, com as imagens de procurados, bandidos perigosos, principais alvos do Rio de Janeiro. Estas informações serão utilizadas nas câmeras, para fazer o reconhecimento facial. Se um desses procurados entrar em algum lugar que esteja monitorado, ele poderá ser identificado”, explicou o coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges.

Assim que um criminoso for reconhecido pelo sistema, um alarme será “disparado silenciosamente” para as autoridades policiais mais próximas do local. A ideia é que o sistema ajude na prisão de uma forma mais segura, sem a necessidade de enfrentamento.