Twitter revela vazamento de dados: ataque de hackers patrocinados

1 min de leitura
Imagem de: Twitter revela vazamento de dados: ataque de hackers patrocinados

O Twitter revelou ontem (17) que sofreu um ‘pequeno’ vazamento de dados de usuários da rede social. Além disso, que o vazamento foi ocasionado por hackers patrocinados por governos, um tipo de ação que vem se tornando cada vez mais frequente.

“Estamos cientes de um problema relacionado a um de nossos formulários de suporte, que é usado por titulares de contas para entrar em contato com o Twitter sobre problemas em sua conta”, escreveu a empresa em publicação no blog oficial. “Começamos a trabalhar para resolver o problema em 15 de novembro e foi corrigido em 16 de novembro.

Hackers patrocinados por governos podem ter atacado o Twitter no mês passado

De acordo com o Twitter, o vazamento de dados envolveu o código do país referente ao número de telefone de usuários. Mesmo assim, a empresa reitera que os números completos não foram expostos, além de qualquer outro dado pessoal.

O Twitter não revelou quantos usuários foram afetados pelo vazamento, mas deixou claro que entrou em contato com todas as contas expostas.

“Durante nossa investigação, notamos algumas atividades incomuns envolvendo a API do formulário de suporte ao cliente afetado. Especificamente, observamos um grande número de consultas provenientes de endereços IP individuais localizados na China e na Arábia Saudita. Embora não possamos confirmar a intenção ou a atribuição com certeza, é possível que alguns desses endereços IP tenham vínculos com atores patrocinados por governos”, indicou o Twitter.

É muito importante proteger a sua conta com o segundo fator de autenticação

A companhia afirma que os usuários não precisam se preocupar e, também, não é necessário realizar qualquer medida de proteção momentânea. “Nós reconhecemos e apreciamos a confiança que vocês colocam em nós”, disse o Twitter. “Estamos comprometidos em ganhar a sua confiança todos os dias. Nos desculpamos pelo ocorrido”.

O caso do vazamento não teve relação com o que vamos lhe dizer agora, porém, saiba que é muito importante proteger a sua conta com o segundo fator de autenticação. Vá até as configurações do Twitter — e de qualquer serviço que ofereça essa camada extra de segurança — e ative a verificação de acesso. Você pode ir até a página diretamente clicando aqui.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.