Caravana Coca-Cola que distribui presentes no WhatsApp é mais um golpe

1 min de leitura
Imagem de: Caravana Coca-Cola que distribui presentes no WhatsApp é mais um golpe

O Brasil, recheado com seus especialistas em phishing, não “decepciona”: um golpe muito bem elaborado para este Natal usando o nome da Coca-Cola já começou a rodar no WhatsApp. Oferecendo produtos de graça por meio da “Carava Coca-Cola", cibercriminosos buscam roubar dados de usuários do aplicativo de mensagens.

“Ficou sabendo da promoção da Coca-Cola?”, pergunta a mensagem falsa, revelada por Fabio Assolini, analista da Kaspersky. “Acabei de ganhar uma bolsa térmica, está no site deles que só até hoje (11/12/2018), pega a sua antes que acabe (...) A promoção fica no final da página, depois das caravanas da coca-cola...”.

Sempre busque a página oficial da empresa no Google, Facebook ou Instagram para conferir promoções recebidas no WhatsApp

É fácil identificar esse tipo de golpe no seu WhatsApp: normalmente, essas mensagens são enviadas por números desconhecidos — mesmo assim, fique atento com qualquer promoção enviada por amigo ou parente. A maioria dos golpes de WhatsApp chegam com erros de ortografia e oferecem algum presente para chamar atenção. Mesmo que o protocolo HTTPS no link não seja sinônimo de segurança, neste caso, o link com apenas HTTP já indica algum problema.

Se você recebeu alguma mensagem de promoção ou desconto no WhatsApp e ficou interessado, não clique no link: busque a página oficial da empresa no Google, Facebook ou Instagram e envie uma mensagem conferindo a veracidade da promoção.

whatsappMensagem Falsa (Fonte: Assolini/Kaspersky)

whatsappSite falso

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.