Japão relata 6 mil casos de lavagem de dinheiro envolvendo bitcoins

1 min de leitura
Imagem de: Japão relata 6 mil casos de lavagem de dinheiro envolvendo bitcoins

Pois é, o governo japonês vem se empenhando bastante para tentar regular a indústria de criptomoedas. O problema é que as ações ocorreram um pouco depois do necessário, uma vez que foram relatados aproximadamente seis mil casos de lavagem de dinheiro envolvendo as bitcoins apenas neste ano, conforme apontado em relatório da polícia japonesa.

Trata-se de um aumento que chamou a atenção das autoridades, afinal, os casos não passavam de 700 ocorrências no ano passado. Com isso em mente, é importante lembrar que a Terra do Sol Nascente tem sido referência quando o assunto é regulamentar as criptomoedas. Assim, as medidas de proteção do governo japonês para denunciar os casos podem estar funcionando.

Apesar de os seis mil casos parecerem uma quantidade um pouco preocupante, vale ressaltar que as autoridades receberam aproximadamente 340 mil situações de lavagem de dinheiro e ações ilegais em transações financeiras na mesma época. Assim, a questão das criptomoedas representa menos de 2% desse cenário.

Segundo o representante da Agência Nacional de Polícia, o aumento nas ocorrências denunciadas pode ser visto como resultado das transações de criptomoedas, o que serviu como um indicativo das ações comerciais suspeitas. Para ele, em função dos ocorridos, os operadores estão fiscalizando as transações de forma mais rigorosa.

Vale lembrar que nada disso vai impedir as autoridades japoneses de ir atrás dos crimonosos: o país anunciou recentemente que estará caçando os evasores de impostos das bitcoins, que estão ganhando mais de mil dólares anualmente de forma ilegal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.