Veja como os brasileiros gerenciam suas senhas em serviços online

1 min de leitura
Imagem de: Veja como os brasileiros gerenciam suas senhas em serviços online

O gerenciamento de senhas é uma tarefa importante para quem preza pela segurança na internet, especialmente em um mundo em que cada vez mais sites permitem o login com o uso de passwords e somos obrigados a lembrar de uma porção deles para termos acesso a tudo. Comom nossa memória nem sempre é boa o suficiente para isso, cerca de 61% dos brasileiros admitiram que repetem a mesma senha em todos os serviços que acessam, uma prática que pode ser um pouco arriscada.

A pesquisa foi realizada no final do mês de outubro pela Panorama Mobile Time/Opinion Box com 2.055 brasileiros que usam smartphone e acessam a internet e mostrou que, além de quase dois terços dos brasileiros usarem a mesma senha para tudo, 67% utilizam até cinco senhas diferentes, 21% de cinco a 10 e apenas 5% mais de 10. Cerca de 7% dos avaliados perderam a conta de quantos passwords usam nos sites e serviços que acessam.

Como decorar tanta senha?

Existem diversos meios de gerenciar senhas, inclusive por meio de aplicativos especializados nisso. No Brasil, porém, 75% das pessoas afirmam que usam apenas a memória para guardar suas senhas; 21% anotam em papel; 13% as guardam em arquivos digitais e apenas 8% usam algum serviço de gerenciamento de senha.

Dos que usam apenas a memória para guardar suas senhas, 78% são mais jovens, dentro de um grupo que vai de 16 a 29 anos. Já entre os mais velhos, com mais de 50 anos, 28% usam anotações em papel. 58% afirmam que trocam as senhas espontaneamente de tempos em tempos para aumentar a segurança. Por outro lado, 25% admitem que usam datas de nascimento e/ou nomes de familiares na composição de suas senhas, algo também arriscado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.