Preocupada com as diversas notícias sobre hackers e também de autoridades invadindo smartphones de usuários por inúmeras razões, a Google resolveu incluir um chip dedicado à segurança do sistema e à proteção dos dados do usuário nos Pixel 3 e 3 XL.

Esse componente se chama Titan M, e hoje (17), a empresa explicou um pouco do seu funcionamento. Essencialmente, ele opera como um verificador de segurança em vários níveis do sistema.

Trabalhando de forma independente, o chip tem a tarefa de impedir que invasores tentem enganar o sistema operacional com uma série de truques. E ele já entra em ação no momento em que o smartphone é ligado.

googlePixel 3 e 3 XL contam com chip de segurança baseado na arquitetura dos Titan, usados pela Google para segurança de seus sistemas de computação em nuvem. (Fonte: Google)

Bootloader

A Google integrou o Titan M ao processo de conhecido como Boot Verificado do Android Pie. Assim, o Bootloader — o programa que carrega o Android e verifica os parâmetros de segurança do aparelho antes de o SO entrar em ação — tem mais uma forma de garantir que nem o SO nem o firmware dos componentes do celular foram modificados antes daquela inicialização.

Isso é importante para prevenir que hackers instalem versões modificadas do Android em seu aparelho com o objetivo de ganhar acesso aos seus dados pessoais ou arquivos posteriormente.

Bloqueio e criptografia

Invasores não podem simplesmente enganar o SO para continuar tentando novas senhas até encontrar uma que seja real

Quando um smartphone cai nas mãos de um hacker ou das autoridades, eles usam ferramentas que permitem adivinhar a senha numérica daquele aparelho para ter acesso ao dispositivo. O sistema operacional por padrão limita o número de tentativas e bloqueia o dispositivo eventualmente, mas existem formas de burlar esse limite.

Nos Pixel 3 e 3 XL, contudo, o Titan M é usado para verificar as senhas e a quantidade de tentativas digitadas na tela de desbloqueio. Dessa forma, invasores não podem simplesmente enganar o SO para continuar tentando novas senhas até encontrar uma que seja real.

Além disso, enquanto o chip de segurança da Google não autentica a senha do usuário, ele não permite descriptografar dos dados armazenados no disco.

Transações seguras

O chip também pode ser utilizado por apps de terceiros para autenticar transações. Aplicações disponíveis na Play Store poderão usar APIs do StrongBox KeyStore e armazenar chaves privadas dos usuários no Titan M.

Esse componente ainda permite que aplicações que requerem alto nível de segurança, como votações eletrônicas e pagamentos P2P, sejam verificadas com mais precisão, eliminando mais chances de fraude.

fintechtime(fonte: fintechtime)

Firmware seguro

Mas se o Titan M é tão crucial para a segurança dos novos smartphones da Google, uma forma de burlar tudo isso seria atacar diretamente esse chip e modificar seu firmware. Com isso, um hacker poderia evitar que o chip meta seu bedelho em vários desses processos descritos acima e, assim, invadir o smartphone do usuário.

Só que o Titan M tem suas próprias proteções. De acordo com Xiaowen Xin, chefe de segurança do Android, esse chip é completamente protegido contra atualizações de firmware não autorizadas. Assim, a não ser que a pessoa tenha acesso total ao seu dispositivo, ela não conseguiria modificar o firmware do Titan M a fim de facilitar fraudes.

O mais seguro dos Pixel

Curiosamente, a Google não compara o nível de segurança dos seus novos smartphones com o de outros aparelhos de grandes marcas como Samsung ou Apple. A empresa diz apenas que os Pixel 3 e 3 XL são os mais seguros smartphones já feitos por ela.

Dessa maneira, não temos como saber se o Titan M garante aos novos aparelhos mais segurança que seus principais concorrentes. Contudo, considerando os processos que esse chip protege, é possível assumir que os Pixel deste ano são sim mais seguros que a maioria dos celulares disponíveis hoje no mercado.

ChipsetQualcomm Snapdragon 845 (SDM845)Qualcomm Snapdragon 845 (SDM845)
Memória RAM4 GB4 GB
Armazenamento Interno64 GB ou 128 GB64 GB ou 128 GB
Câmera Traseira12,2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4µm)12,2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4µm)
Câmera Frontal8 MP (f/2.2, 25mm, 1/3.2", 1.4µm) + 8 MP (sensor de profundidade)8 MP (f/2.2, 25mm, 1/3.2", 1.4µm) + 8 MP (sensor de profundidade)
Capacidade de Bateria3430 mAh2915 mAh
Tamanho de Tela6,3 polegadas5,5 polegadas
Resolução de TelaQuad HD+ (1440 x 2960 pixels)Full HD+ (1080 x 2160 pixels)

Cupons de desconto TecMundo: