A internet sem fio é uma realidade e atualmente quem possui um computador com um dispositivo de acesso wireless pode usar a internet de locais públicos como cafés, bares, shoppings ou mesmo em sua própria casa. Dizem que esta forma de conexão é tão segura que o usuário nem ao menos precisa utilizar firewalls ou outros programas para prevenir seu computador de invasões, será mesmo verdade?

O Mito

Há algum tempo foi definido que qualquer computador que estivesse ligado a um cabo de rede poderia estar se colocando em situação de risco. É verdade que os demais computadores ligados a esta mesma rede ou mesmo outros usuários pela internet poderiam tentar invadir sua máquina por meio deste acesso, afinal de contas, um cabo de rede permite o acesso mútuo. Por este motivo a medida mais segura seria utilizar sempre um bom antivírus e um firewall eficiente ao conectar um cabo de rede em seu computador.

Ora, se o problema ocorria justamente ao manter seu computador conectado a algum cabo de rede, a internet wireless (sem fio) soluciona este problema certo? Uma vez que não é utilizado nenhum cabo para ligar o seu computador à internet, o uso de programas firewall e antivírus tornaram-se inúteis, não é mesmo?

A Verdade

A internet sem fio é segura?O erro ocorre exatamente por conta do conceito inicial sobre o que é uma conexão: há pouco tempo atrás estar conectado à rede era sinônimo de possuir um cabo de rede ligado em sua máquina. O usuário expõe seu computador ao risco não pelo fato de possuir cabos e fios em seu aparelho, mas sim ao fazer uso de uma rede.

Redes Wi-Fi dispensão fios, mas logicamente mantêm seu computador conectado, exatamente como ocorria com a internet com cabos. As informações entram e saem de sua máquina e este fato expõe o seu computador aos mesmos riscos que antes, a única diferença é a ausência de cabos físicos.

Na verdade a situação é ainda mais grave, pois no caso de uma rede com fios o usuário pode ter uma noção de quantos computadores compartilham da mesma rede. Já no caso de redes wireless, qualquer um que possua um computador com este dispositivo pode fazer uso da rede sem que o usuário se dê conta. O problema se intensifica em locais de acesso público como cafés e shoppings, mas pode ocorrer mesmo em redes caseiras.

Firewall, a Solução

Ninguém precisa deixar de usar redes sem fio para acessar a internet, basta seguir uma série de cuidados. O mais importante, ao contrário do que dita o mito, é manter sim um bom firewall instalado e sempre ativo em sua máquina. É indispensável jamais desativar ele enquanto estiver em zonas de conexão Wi-Fi, um firewall impede que qualquer ação similar a uma invasão seja efetuada em seu computador sem sua confirmação.

Ótimos exemplos de firewall são o ZoneAlarm, Comodo e Comodo Pro. Um antivírus eficiente também é de grande ajuda e trabalhando em conjunto com fo irewall criam uma forte barreira de proteção em seu computador, neste caso o Baixaki recomenda o AVG e o Avast.

Use Firewall para se proteger em redes sem fio.

Outras Medidas de segurança

Quem guarda documentos importantes em seu computador e acessa redes sem fio pode usar programas de criptografia neles ou softwares de segurança.

Evite utilizar senhas de cartões de crédito em conexões Wi-Fi, especialmente em locais públicos. Se for usar, certifique-se que o endereço visitado possui navegação segura, começando com https: (“s” de seguro).

Caso você possua um ponto de rede sem fio, utilize acesso limitado com senha, senão qualquer um que estiver na área de cobertura do ponto pode usar sua rede.

Finalmente, evitar permanecer conectado à rede quando não estiver navegando e minimizar o acesso de outros usuários à sua máquina.

Cupons de desconto TecMundo: